O pioneirismo e mega-produção são conceitos que bem resumem Thriller, o clipe. Contar historinha através da música, destaque para dança, pencas de figurantes, capricho com maquiagem, locações e figurino, todos os elementos utilizados na sua concepção batiam nas teclas ''novo'' e ''grandioso''. Para se ter uma noção, aqui no Brasil, o clipe passou na íntegra por dois domingos consecutivos no Fantástico– na época, um programa preocupado em mostrar novidades musicais. O pacotão daquele Natal se fechava com a chegada do VHS: The Making Of Thriller, contando os detalhes da produção por trás das câmeras, sucesso de vendagem: tornou-se o home video mais vendido da história.
Thriller foi adaptado em um vídeo de música de grande sucesso, independentemente conhecido como "Thriller de Michael Jackson". Aos quatorze minutos, o vídeo é substancialmente maior do que a canção, que une uma narrativa com Jackson e atriz Ola Ray, em um cenário fortemente inspirado por filmes de horror dos anos 1950. Na cena mais emblemática do vídeo, Jackson leva outros atores fantasiados de zumbis em uma rotina de dança coreografados. Embora ele acumulou algumas críticas por seu tema oculto e imagens violentas, o vídeo foi imediatamente popular e recebeu a aclamação da crítica elevada, sendo indicado para seis MTV Video Music Awards em 1984 e vencedora três. Desde o seu lançamento "Thriller" foi muitas vezes rotulado de vídeo melhor música de todos os tempos. Em 2009 ele foi adicionado ao National Film Registry da Biblioteca do Congresso, o primeiro videoclipe já selecionados.
John Landis que dirigiu Thriller e Black Or White ambos vídeos de incrivel sucesso em todo o mundo. John fala sobre o encontro que teve com Michael:
''Eu tinha feito o filme Um Lobisomem Americano em Londres e Michael contatou-me por telefone e perguntou se poderia fazer um vídeo com ele, disse a ele que não seria possível pois sequer tinha feito um vídeo clipe para um artista; logo depois retornei para Los Angeles e liguei para Rick Baker responsável pelos efeitos especiais de Um Lobo Americano em Londres e disse: ''Michael quer virar um monstro''
Thriller, o maior video clipe de todos os tempos foi filmado em diferentes locações de Los Angeles algumas em estúdios e outras em ruas mesmo que até hoje existem e permanecem intactos! a figura abaixo mostra o teatro Palace que aparecem nos primeiros minutos do vídeo clipe:
Na França para a promoção de Thriller a Epic Records lançou promocionalmente o vinil especial. As faixas desse single-promo que trouxeram a sua edição estendida e a versão para a s rádios (editada) a novidade para esse single promocional estava na faixa o rap de Thriller por Vincent Price.
A Marvel, empresa produtora dos quadrinhos mais famosos como Homem-Aranha, Hulk e Superman comemorou seu septuagésimo aniversário, em 2009. Para a ocasião, os números de junho e julho de 2009 assumiram temas dos anos 80 e 90. Michael não poderia escapar das muitas referências. No dia 17 de junho de 2009 no E.U.A a terceira edição do HQ Marvel Zombies Four trouxe no design da capa criada por Mico Suayan, referencias clara com o clipe de Thriller, em especial com a célebre capa vermelha usada por Michael.
Assim como outros países em que a canção fez incrível sucesso chegando a se classificar no Top 3 nas rádios, na Holanda o disco físico da musica Thriller também foi comercializada, por lá a edição vinil trouxe um faixas especial da musica a primeira foi a (Long Version) e (Special Edit) ambas edições que não está presente no álbum.
Uma outra magnífica homenagem ao Michael Jackson é a pintura da (foto) ao lado feita pelo artista britânico Howie Green, trata-de de uma obra de arte única que o inspirou na capa de Thriller fotografado por Dick Zimmerman em 1982. A tela foi vendida por 130 dólares em meados de agosto de 2009.
Entre varias curiosidades e homenagens ao rei da musica pop e seu disco, veio das mãos do desenhista Billy Martin quem de diz fã incondicional de Thriller. Billy fez uma impressão digital para a Arte Zombie que surgiu de sua idéia, adicionado em alguns zumbis no fundo, para mais curiosidades os fãs podem visitar o blog do rapaz e curtir outros desenhos: http://billymartin27.blog.cz/
Com o nome de Michael Jackson fervilhando na mídia, a sua antiga gravadora resolve aproveitar o boom e lança mais uma compilação de seu catálogo com os Jackson 5. O LP eu trouxe sucessos da carreira mirim de Michael e dos Jackson 5 não foi muito bem na parada de sucessos com vendas superiores a 350.000 cópias (lançado somente nos Estados Unidos). Destaque para o vinyl-picture do disco, um belo trabalho de arte da gravadora Motown.
Recorde de vendas com Thriller, recorde de prêmios Grammies recebidos em uma única noite, Michael Jackson estava nas nuvens, capas de revistas publicaram esse momento tão especial da carreira do nosso astro. Uma edição publicada na Itália da revista Impacto trouxe toda a magia daquele tempo, assim como Hit Mag (Estados Unidos), Salut ! (França) e Hey, uma revista da Turquia !
Era chegada a hora de colher os frutos cultivados pelo sucesso de Thriller e Michael Jackson recebeu uma quantidade récorde de prêmios por (Thriller), ao total foram cerca de 94 prêmios entre discos de ouro, platina e diamante, assim quando certificados e entregue ao artista. O primeiro eventofoi o American Music Awards é o prêmio dado a artistas americanos pela contribuição a musica. A cerimônia anual criada em 1973 assim como o Billboard Awards e o Grammy o premio mais importante que um artista possa receber.
Ao lado da estonteante Broke Sheillds o cantor recebeu 8 prêmios: Álbum Favorito Pop/Rock (Thriller) / Álbum Favorito Soul/R&B (Thriller) / Cantor Favorito Pop/Rock / Cantor Favorito Soul/R&B / Single Favorito (Billie Jean) e Video Favorito (Beat It), tornado-se também o mais novo artista a receber um prêmio especial de mérito: Special Award Of Merit. Michael também tornou o primeiro artista a receber mais prêmios no AMA's, o fato também foi repetido em 1991 pela cantora Whitney Houston devido ao seu sucesso alcançado pela trilha sonora do filme o Guarda-Costas.
Naquela época, eram cerca de 12 milhões de cópias vendidas por Thriller naquele páis, Michael Jackson era mesmo o nome do momento nos Estados Unidos, um fenômeno de popularidade. O sucesso de seu ''swing'' rendeu ao astro um convite do presidente dos Estados Unidos. Logo em Maio de 1984 Michael Jackson e sua canção Beat It trouxe o astro até a Casa Branca para receber um premio honorário.
Jackson foi nomeado pelo presidente Ronald Regan Embaixador de Ouro da Juventude. Nesse mesmo dia foi anunciado pelo presidente que a musica Beat It seria tema de uma campanha em combate ao alcoolismo. Porém não se limitou apenas dar um prêmio a Jackson naquele dia. Com sua famosa ''luvinha branca'' foi mostrado ao cantor os principais cômodos da mansão e segundoRonald Regan dizia-se surpreso com a timidez de Michael Jackson.
Durante a visita de Michael Jackson à Casa Branca o presidente norte-americano Ronald Reagan utilizou a expressão "P.Y.T", criada na letra da música de Michael com as iniciais das palavras "pretty" (bonita), "young" (jovem) e "thing" (coisa), para cumprimentar as mulheres que acompanhavam a recepção ao astro, Reagan acenou e falou ao microfone: "Let's give some T.L.C. to the P.Y.T's" ("Vamos dar um tanto de cordialidade a essas lindas jovens").
Na noite de Março de 1984, Michael Jackson recebeu uma homenagem que o consagrava eternamente como o artista que mais discos vendeu no planeta. Cerca de 15.000 pessoas foram ver a cerimônia organizada pela (CBS) e Guinness Of Book Records – ou - Livro dos Recordes no Museu da História Nacional, mais conhecido como Museu Metropolitan de Nova York.
Foi entregue ao platinium-super-star o prêmio de álbum mais vendido de todos os tempos Thriller,onde na época estavam certificadas sua venda em cerca de ''45 milhões de cópias mundiais''. Na ocasião foi entregue ao cantor uma replica do primeiro livro ''Guinness'' lançado e nesse mesmo ano, MJ estampou a capa do ''Guinness'' pelas vendagens recorde de Thriller.
No dia 28 de fevereiro de 1984, Michael Jackson acompanhado de Broke Sheilds e seu amigo Emanuel Lewis comparece a 26° edição do Grammy Awards. No Shrine Auditorium em Los Angeles. Michael ganha 8 premios das dez categorias:
Produtor do ano: Michael Jackson e Quincy Jones por Thriller
Album do Ano: Thriller
Thriller Gravação do ano: Thriller
Melhor Interpretação Vocal Rock Masculina: Beat It
Melhor Interpretação Vocal Soul Masculina: Billie Jean
Melhor Canção Soul: Billie Jean
Melhor Interpretação Vocal em Album Pop: Thriller
Melhor gravação infantil: E.T. The ExtraTerrestre *
Michael proibido na escola: Michael Jackson é noticia em todos os telejornais na época quando estudantes da escola Bound Brook High School reclamam da proibição de usar a luva branca de Michael na escola!
Fenômeno da musica Michael Jackson aparece na capa da revista Time em Março de 1984 em uma matéria de 9 páginas:
Aproveitando o sucesso espetacular de Michael Jackson pela CBS, a Motown lançou um álbum com músicas de Jackson que acabaram não sendo aproveitadas nos discos lançados pela gravadora. Esse álbum de inéditas foi chamado de Farewell My Summer Love. As nove canções pertencentes a ele foram todas gravadas em 1973, sendo que a Motown remixou as músicas para dar a elas um som mais dos anos 80. Dentre as canções destacam-se ''Farewell My Summer Love'' e ''Girl You're So Together'', ambas lançadas como singles pela gravadora, e também as belas ''Call On Me'' e ''To Make My Father Proud'', canções em que já podemos perceber um pequeno gênio com uma interpretação emocionante.
Thriller foi adaptado em um vídeo de música de grande sucesso, independentemente conhecido como "Thriller de Michael Jackson". Aos quatorze minutos, o vídeo é substancialmente maior do que a canção, que une uma narrativa com Jackson e atriz Ola Ray, em um cenário fortemente inspirado por filmes de horror dos anos 1950. Na cena mais emblemática do vídeo, Jackson leva outros atores fantasiados de zumbis em uma rotina de dança coreografados. Embora ele acumulou algumas críticas por seu tema oculto e imagens violentas, o vídeo foi imediatamente popular e recebeu a aclamação da crítica elevada, sendo indicado para seis MTV Video Music Awards em 1984 e vencedora três. Desde o seu lançamento "Thriller" foi muitas vezes rotulado de vídeo melhor música de todos os tempos. Em 2009 ele foi adicionado ao National Film Registry da Biblioteca do Congresso, o primeiro videoclipe já selecionados.
John Landis que dirigiu Thriller e Black Or White ambos vídeos de incrivel sucesso em todo o mundo. John fala sobre o encontro que teve com Michael:
''Eu tinha feito o filme Um Lobisomem Americano em Londres e Michael contatou-me por telefone e perguntou se poderia fazer um vídeo com ele, disse a ele que não seria possível pois sequer tinha feito um vídeo clipe para um artista; logo depois retornei para Los Angeles e liguei para Rick Baker responsável pelos efeitos especiais de Um Lobo Americano em Londres e disse: ''Michael quer virar um monstro''
Thriller, o maior video clipe de todos os tempos foi filmado em diferentes locações de Los Angeles algumas em estúdios e outras em ruas mesmo que até hoje existem e permanecem intactos! a figura abaixo mostra o teatro Palace que aparecem nos primeiros minutos do vídeo clipe:
Na França para a promoção de Thriller a Epic Records lançou promocionalmente o vinil especial. As faixas desse single-promo que trouxeram a sua edição estendida e a versão para a s rádios (editada) a novidade para esse single promocional estava na faixa o rap de Thriller por Vincent Price.
A Marvel, empresa produtora dos quadrinhos mais famosos como Homem-Aranha, Hulk e Superman comemorou seu septuagésimo aniversário, em 2009. Para a ocasião, os números de junho e julho de 2009 assumiram temas dos anos 80 e 90. Michael não poderia escapar das muitas referências. No dia 17 de junho de 2009 no E.U.A a terceira edição do HQ Marvel Zombies Four trouxe no design da capa criada por Mico Suayan, referencias clara com o clipe de Thriller, em especial com a célebre capa vermelha usada por Michael.
Assim como outros países em que a canção fez incrível sucesso chegando a se classificar no Top 3 nas rádios, na Holanda o disco físico da musica Thriller também foi comercializada, por lá a edição vinil trouxe um faixas especial da musica a primeira foi a (Long Version) e (Special Edit) ambas edições que não está presente no álbum.
Uma outra magnífica homenagem ao Michael Jackson é a pintura da (foto) ao lado feita pelo artista britânico Howie Green, trata-de de uma obra de arte única que o inspirou na capa de Thriller fotografado por Dick Zimmerman em 1982. A tela foi vendida por 130 dólares em meados de agosto de 2009.
Entre varias curiosidades e homenagens ao rei da musica pop e seu disco, veio das mãos do desenhista Billy Martin quem de diz fã incondicional de Thriller. Billy fez uma impressão digital para a Arte Zombie que surgiu de sua idéia, adicionado em alguns zumbis no fundo, para mais curiosidades os fãs podem visitar o blog do rapaz e curtir outros desenhos: http://billymartin27.blog.cz/
Com o nome de Michael Jackson fervilhando na mídia, a sua antiga gravadora resolve aproveitar o boom e lança mais uma compilação de seu catálogo com os Jackson 5. O LP eu trouxe sucessos da carreira mirim de Michael e dos Jackson 5 não foi muito bem na parada de sucessos com vendas superiores a 350.000 cópias (lançado somente nos Estados Unidos). Destaque para o vinyl-picture do disco, um belo trabalho de arte da gravadora Motown.
Recorde de vendas com Thriller, recorde de prêmios Grammies recebidos em uma única noite, Michael Jackson estava nas nuvens, capas de revistas publicaram esse momento tão especial da carreira do nosso astro. Uma edição publicada na Itália da revista Impacto trouxe toda a magia daquele tempo, assim como Hit Mag (Estados Unidos), Salut ! (França) e Hey, uma revista da Turquia !
Era chegada a hora de colher os frutos cultivados pelo sucesso de Thriller e Michael Jackson recebeu uma quantidade récorde de prêmios por (Thriller), ao total foram cerca de 94 prêmios entre discos de ouro, platina e diamante, assim quando certificados e entregue ao artista. O primeiro eventofoi o American Music Awards é o prêmio dado a artistas americanos pela contribuição a musica. A cerimônia anual criada em 1973 assim como o Billboard Awards e o Grammy o premio mais importante que um artista possa receber.
Ao lado da estonteante Broke Sheillds o cantor recebeu 8 prêmios: Álbum Favorito Pop/Rock (Thriller) / Álbum Favorito Soul/R&B (Thriller) / Cantor Favorito Pop/Rock / Cantor Favorito Soul/R&B / Single Favorito (Billie Jean) e Video Favorito (Beat It), tornado-se também o mais novo artista a receber um prêmio especial de mérito: Special Award Of Merit. Michael também tornou o primeiro artista a receber mais prêmios no AMA's, o fato também foi repetido em 1991 pela cantora Whitney Houston devido ao seu sucesso alcançado pela trilha sonora do filme o Guarda-Costas.
Naquela época, eram cerca de 12 milhões de cópias vendidas por Thriller naquele páis, Michael Jackson era mesmo o nome do momento nos Estados Unidos, um fenômeno de popularidade. O sucesso de seu ''swing'' rendeu ao astro um convite do presidente dos Estados Unidos. Logo em Maio de 1984 Michael Jackson e sua canção Beat It trouxe o astro até a Casa Branca para receber um premio honorário.
Jackson foi nomeado pelo presidente Ronald Regan Embaixador de Ouro da Juventude. Nesse mesmo dia foi anunciado pelo presidente que a musica Beat It seria tema de uma campanha em combate ao alcoolismo. Porém não se limitou apenas dar um prêmio a Jackson naquele dia. Com sua famosa ''luvinha branca'' foi mostrado ao cantor os principais cômodos da mansão e segundoRonald Regan dizia-se surpreso com a timidez de Michael Jackson.
Durante a visita de Michael Jackson à Casa Branca o presidente norte-americano Ronald Reagan utilizou a expressão "P.Y.T", criada na letra da música de Michael com as iniciais das palavras "pretty" (bonita), "young" (jovem) e "thing" (coisa), para cumprimentar as mulheres que acompanhavam a recepção ao astro, Reagan acenou e falou ao microfone: "Let's give some T.L.C. to the P.Y.T's" ("Vamos dar um tanto de cordialidade a essas lindas jovens").
Na noite de Março de 1984, Michael Jackson recebeu uma homenagem que o consagrava eternamente como o artista que mais discos vendeu no planeta. Cerca de 15.000 pessoas foram ver a cerimônia organizada pela (CBS) e Guinness Of Book Records – ou - Livro dos Recordes no Museu da História Nacional, mais conhecido como Museu Metropolitan de Nova York.
Foi entregue ao platinium-super-star o prêmio de álbum mais vendido de todos os tempos Thriller,onde na época estavam certificadas sua venda em cerca de ''45 milhões de cópias mundiais''. Na ocasião foi entregue ao cantor uma replica do primeiro livro ''Guinness'' lançado e nesse mesmo ano, MJ estampou a capa do ''Guinness'' pelas vendagens recorde de Thriller.
No dia 28 de fevereiro de 1984, Michael Jackson acompanhado de Broke Sheilds e seu amigo Emanuel Lewis comparece a 26° edição do Grammy Awards. No Shrine Auditorium em Los Angeles. Michael ganha 8 premios das dez categorias:
Produtor do ano: Michael Jackson e Quincy Jones por Thriller
Album do Ano: Thriller
Thriller Gravação do ano: Thriller
Melhor Interpretação Vocal Rock Masculina: Beat It
Melhor Interpretação Vocal Soul Masculina: Billie Jean
Melhor Canção Soul: Billie Jean
Melhor Interpretação Vocal em Album Pop: Thriller
Melhor gravação infantil: E.T. The ExtraTerrestre *
Michael proibido na escola: Michael Jackson é noticia em todos os telejornais na época quando estudantes da escola Bound Brook High School reclamam da proibição de usar a luva branca de Michael na escola!
Fenômeno da musica Michael Jackson aparece na capa da revista Time em Março de 1984 em uma matéria de 9 páginas:
Aproveitando o sucesso espetacular de Michael Jackson pela CBS, a Motown lançou um álbum com músicas de Jackson que acabaram não sendo aproveitadas nos discos lançados pela gravadora. Esse álbum de inéditas foi chamado de Farewell My Summer Love. As nove canções pertencentes a ele foram todas gravadas em 1973, sendo que a Motown remixou as músicas para dar a elas um som mais dos anos 80. Dentre as canções destacam-se ''Farewell My Summer Love'' e ''Girl You're So Together'', ambas lançadas como singles pela gravadora, e também as belas ''Call On Me'' e ''To Make My Father Proud'', canções em que já podemos perceber um pequeno gênio com uma interpretação emocionante.
Comentários
Postar um comentário