Thriller (Informações e Curiosidades) – Parte 4

Curiosidades - Por Quincy Jones : A gravação do álbum Thriller durou um pouco mais de 5 meses, foi como dirigir um foguete. Tudo era em hipervelocidade. Rod Temperton, que co-compôs várias faixas do álbum e eu e Michael juntos ouvimos cerca de 600 canções antes de escolher 12 que gostávamos. Rod então ia me enviar 33 canções dele mesmo, todas demos completas.



Michael também escrevia música como uma máquina. No tempo que trabalhei com ele, ele compôs 3 faixas de Off the Wall, 4 em Thriller e 6 em Bad. Em Thriller, eu estava implorando a ele para fazer uma versão ao estilo Michael Jackson de "My Sharona". Um dia, eu fui pra casa dele e falei "Smelly, desista.  O trem está deixando a estação". Ele falou "Quincy, eu tenho isso aqui e quero que você ouça, mas não está pronta. Eu não tenho os vocais". Ele chamou o engenheiro de som e arrumamos os vocais. Michael cantou com o coração. A canção era Beat It.

Em Beat It, o negócio era tão quente que, a certo ponto, quando Bruce Swedien nos chamou, o alto-falante direito explodiu em chamas. Nunca tínhamos visto nada como aquilo em 40 anos que eu estava no ramo. Foi nessa época que comecei a ver a loucura que era a vida de Michael, durante as sessões de Thriller. Uma vez, estávamos gravando no Westlake Studio e uma garota californiana muito saudável passou pela janela do estúdio, que era um espelho de uma face virado pra rua, e puxou o vestido dela até a cabeça. Ele não estava vestindo nada por baixo. Rod e Bruce e eu ficamos de olhos arregalados. Foi bem naquele período em que estávamos pressionados a entregar o álbum.

NAACP Awards é uma premiação que destaca honrar os feitos e performances de personalidades negras que lutam pela justiça social no mundo. Michael Jackson recebeu a estatueta de melhor cantor por suas contribuições no mundo da musica, pelo destaque de Thriller se tornar o disco mais vendido de todos os tempos:



(*foto: Michael Jackson e Jim Herson criador do personagem ''Caco'' da série Muppets)

Criado em 1967, o NAACP Awards já premiou atores, atrizes, escritores, produtores e diretores. ‘’Uma inspiração em todo o mundo por causa de sua música e de seus atos humanitários’’ assim foi descrito Michael Jackson que foi o centro das atenções na cerimônia. Na ocasião foi falado que os irmãos Jacksons voltariam a ''ativa'' nos palcos dos Estados Unidos e o primeiro show da tour seria em Kansas City.

Começa a divulgação do novo disco dos irmãos Jacksons. O single que promociona o álbum Victory é State Of Shock um dueto de Michael Jackson e Mick Jagger (Rolling Stones).



Depois de receber uma carta de um fã de 11 anos chamado Ladona Jones em que acusa Michael e seus irmãos de serem egoístas e pensar só em dinheiro, Michael organiza uma conferência para imprensa anunciando mudanças nos para turnê Victory e ainda anuncia que todo o seu cachê irá para instituioção de caridades. A turnê nacional dos irmãos Jackson começa e percorre os Estados Unidos e o Canadá durante cinco meses.



O espetáculo marcou a despedida de Michael Jackson do grupo. Com 55 concertos e uma audiência estimada em 2 milhões de pessoas, a Victory Tour arrecadou 75 milhões de dólares e estabeleceu um novo recorde como a turnê mais rentável da história, na época.

Quando o Rei do Pop e seus irmãos aterrizaram a sua Victory Tour no Canadá, fizeram com que 133.000 pessoas assistissem seu concerto. No show da tour realizado em Vancover na cidade de British Columbia cerca de 40.000 pessoas assistiram a Turnê da Vitória.



Aproveitando a presença ilustre do Rei do Pop na cidade, Michael Jackson foi condecorado como o mais novo Membro honorário do Departamento de Policia daquela cidade. British Columbia, com cerca de 2.3 milhões de habitantes elegeu Michael pelas suas contribuições feita pela musica.

Elvis Presley, Beatles já tiveram seus próprios selos e nada mais justo que Michael Jackson tivesse o seu também. Em 1985 foi lançado nos Estados Unidos uma coleção de selos que trouxe a imagem de MJ. A edição especial e limitada do cantor foi lançada outras vezes ''devido ao sucesso'': entre os anos de 1988 e 1992 outros pack de selos foram lançados não somente nos Estados Unidos, mas no mundo todo:



No dia 14 de Junho de 1984 o show da Victory Tour em Dallas conta com uma presença ilustre do guitarrista Eddie Van Hallen. Michael Jackson canta junto com o astro das guitarras o som de Beat It e leva seus 35.000 fãs a loucura!



A Victory Tour chega no oeste do território norte-americano, e na passagem desse concerto na Florida, Michael Jackson e os irmãos ficam hospedados por alguns dias na Disney World. O cantor visita as instalações dos parques temáticos e descança um pouco já que a Victory Tour estava a todo vapor, consolidando naquela época a turnê mais rentável de todos os tempos.



Com milhões de cópias comercializadas de Thriller uma outra edição da vitrola levando a a marca MJ foi lançada nos EUA sendo uma edição mais simples. Para as pessoas que não tinham um aparelho de som em casa essa era a oportunidade de obter um mesmo endo uma qualidade inferior. A estratégia da empresa que comercializou o produto foi massiva uma vez que lançado ás pessoas compravam e logo assosiavam ao LP de Thriller.



Michael adaptou as roupas que utilizavam os artistas da Motown ao seu personalíssimo estilo. O legado estético - além do musical - do cantor transpassa gerações, porém, seus famosos (óculos – style ''aviador'') são mantidos. Pioneiro como poucos, o estilo militar inspira os 'looks' de Jackson há vários anos. O cantor adora vestir jaquetas com aplicações:



(*foto:  Michael Jackson, estilo em aparições publicas)

Rock ! trouxe na sua capa toda a ''histeria'' dos fãs com a ''Victory Tour'' o mesmo tema foi abordado na revista Beat Box trazendo mais detalhes sobre essa turnê que marcou sua época. Destaque também para a edição da revista chamada LoveSong e a People Magazine trouxe aos seus leitores os bastidores da gravação de We Are The World.



WE ARE THE WORLD

Michael Jackson e Lionel Richie começam a trabalhar em uma canção para ajudar na luta contra a fome na África. Com Quincy Jones, Michael cria a trilha básica para We Are the World. A gravação da faixa instrumental é feita no Lion's Shario Studio em Los Angeles, onde mudanças finais são feitas na letra.



(*fotos: Michael Jackson, Michael Omaritian e Quincy Jones durante a sessão de gravação da música: We Are The World)

We Are the World são enviadas a todos os artistas envolvidos na gravação no dia 24 de Janeiro. Apenas quatro dias depois, Michael Jackson recebe 4 indicações no 12th American Music Awards. Após a cerimônia, Michael e 44 artistas se agrupam secretamente por dez horas no A&M Recording Studios em Los Angeles para gravar We Are the World

Inspirado pela reunião que ficou conhecida como Band Aid, Michael Jackson organizou a gravação do single We Are the World escrito com o companheiro de gravadora Lionel Richie. O single foi lançado em 1985 para arrecadar fundos para a campanha ''USA for Africa'', em benefício de famílias da África. We Are The World  é lançado e suas vendas ultrapassam cerca de 8 milhões de cópias vendidas, rendendo cerca de 55 milhões de dólares. Atualmente o single já marca as 20 milhões de cópias.



Lançamento: 07, Marcço de 1985
Mundiais: 20 milhões
Letras e Composição: Michael Jackson e Lionel Riche
Produção: Quincy Jones
Baixo: Louis Johnson
Teclados: Michael Omartian e Greg Phillinganes
Percussão: Paulinho da Costa
Sintetizadores: Michael Boddicker

We Are the World apresentava 44 vocalistas diferentes, incluindo Michael e Lionel, Harry Belafonte, Cyndi Lauper, Diana Ross, Ray Charles, Tina Turner, Billy Joel, Steve Perry, Bob Dylan, Bruce Springsteen e Stevie Wonder e foi produzido por Quincy Jones, que também fez a regência do grupo. Além de figurar como um dos singles mais vendidos de todos os tempos, a canção ainda detém o ''recorde'' de single mais vendido de todos os tempos na primeira semana de lançamentos nos Estados Unidos, foram vendidos cerca de 800.000 cópias desse disco, somente nesse páis o single vendeu 8 milhões de cópias.



Listado como um dos singles mais vendido de todos os tempos (20 milhões de vendas mundiais) We Are The World é o single beneficiente que mais sucesso fez em todo o mundo. CBS, gravadora responsável na promoção desse single também lançou edições cassete dessa linda canção.



Considerado um grande sucesso, foi lançado o álbum We Are The World que vendeu cerca de 3 milhões de cópias mundiais. O álbum além de incluir o ''hit'' trouxe nas suas 10 faixas canções de artistas como Prince, Bruce Springsteen, Tina Turner entre outros.



We Are The World ganha novas versões de capa no mundo todo, a primeira delas é publicada na América do Sul e a segunda na Ásia.

Cada palavra que Jackson dizia gerava montanhas de dinheiro. Sabendo da sua paixão por animais; na época foram comercializados pelúcias que levavam o a ''marca'' Michael Jackson. Michael Jackson Pets's', trouxe uma coleção, onde cada animal ganhou um nome criado pelo proprio artista. Assim a Cobra (Muscles); o Sapo (Uncle Tookie) a Girafa (Jabbar) a Llama (Louile) o Macaco (Bubbles) e o Urso (Spawky);



Em meados de 1985 Michael Jackson teve uma idéia que até hoje é seguida e aguardada ansiosamente pelos fãs. O calendário oficial do artista é lançado em 85,  fotos exclusivas nunca reveladas para seu publico foram feitas para o calendário - detalhes:



Michael Jackson voltava aos estúdios ainda em Junho de 1985 o cantor estava trabalhando na produção de uma das faixas do novo disco da amiga Diana Ross. Logo em setembro daquele mesmo ano, Eaten Alive é lançado em LP pela RCA Records. Inclui a canção homônima, produzida e co-escrita por Michael Jackson, Barry e Maurice Gibb dos Bee Gees. A canção mesmo apesar de estrelas na sua produção ficou em #77 no Chart R&Bnos Estados Unidos, não vendendo muito como single.



O maior mérito desse disco é a performance confiante de Diana Ross na faixa-título do álbum. Certo que não ficou sendo considerado como um (hit) mundial, mas a canção R&B é a melhor faixa desse disco e teve a participação de Michael Jackson como backing vocal. Destaque também para "Chain Reaction" e "Crime Of Passion" medianas.



(*foto: Maurice Gibb, Michael Jackson e Diana Ross na sessão de gravação da musica Eaten Alive).

Na contra-capa do disco, contém uma nota escrita à mão por Michael para Diana: "Você é suprema de verdade, é bom estar com você. Te amo, Michael - 1998". A misteriosa assinatura, que constava do nome acompanhado de uma seta curvada apontando para cima e 3 círculos, é alvo de comentários até hoje, e acompanhava o nome de Michael Jackson até alguns anos atrás. Nada de concreto se sabe sobre o seu significado.

Michael Jackson estampa a capa da Tuf Mag no evento em que torna-se o primeiro e talvez único artista a ter duas estrelas na (calçada da fama). Também outras capas de revista traz o cantor com sua ''cobra de estimação'' (Muscles). O reino encantado do cantor na sua casa em Encino era construído e últimas novidades sobre o retorno dos The Jacksons  com uma nova turnê nos Estados Unidos na JET Magazine.



A Motown Records uma subdivisão da Universal Music queria mesmo era embarcar na onda do sucesso de Michael Jackson em Thriller e lançou a quarta coletânea do seu selo: Looking Back to Yesterday.
Essa compilação (limitada) foi lançada em 1986 e não teve um single e vendeu cerca e 50.000 cópias, fazem parte desse disco canções de album dos J5 e da carreira mirim de MJ (todas são ineditas). Não espere hits como ABC, I Want You Back, Music and Me ou Got To Be There, compilam nesse álbum canções até então, desconhecidas de seu público como: When I Come Of Age, Love’s Gone Bad, If’n Was God, You’re Good For Me e entre outras:



Em visita a Londres, Michael Jackson mostra porque é considerado o super star do Momento, reunindo cerca de 200 fãs do lado de fora de uma loja de Cds. Todo o frenesi foi noticia ao redor do mundo, ele divulga seu Disco Thriller no país. Sinonimo de récorde de vendas mundiais, esse disco porem, não ficou nas primeiras colocações no páis já que era esperado.



O disco mais vendido de todos os tempos permanece na oitava colocação com ''3.5 milhões de cópias vendidas''; para se ter uma ideia, o disco (Bad) lançado em 1987 vendeu o mesmo que (Thriller) o fato é que o disco ganhou mais publicidade devida a turnês megalomaniacas de Jackson no páis britanico como a (Bad Live At Wembley Stadium).

Michael Jackson em visita a cidade londrina foi ao Museu de Cera (Madame Tussauds) e com uma aglomeração enorme de paparazzis, tirou varias fotos ao lado de sua estátua:



O produtor (Quincy Jones) chamava carinhosamente Michael Jackson de ''smelly''; traduzindo para o português significa ''cheiroso''. Aproveitando a Deixa, dita por Jones, a Max Factor uma empresa fabricante de cosméticos firmou um contrato com Michael Jackson para lançar Perfurme MJ. Foram três fragancias lançadas, E todas levaram o nome criado pelo cantor: Undwind, Heartbeats e Wildfire.



A versão do Perfume MJ Wildfire foi a que mais vendeu quando comercializada no mercado. Para comemorar as vendas, a empresa lançou uma edição especial e limitada de Magic Beat. A novidade era que além de trazer a fragancia em uma nova embalagem, vinha de brinde uma corrente:



Devido ao sucesso de We Are The World,  Michael Jackson e Lionel Riche compositores dessa canção compareceram ao Grammy em 1986. A música beneficente ganhou o Grammy de Gravação do Ano recebido pelo produtor Quincy Jones, Canção do Ano (escrita por Michael e Lionel), Melhor Video Clipe e Melhor Pop Vocal de uma Dupla ou Grupo. No total o single beneficente We Are The World  levou 4 Grammy Awards.



A Disney estava ansiosa pelos resultados trazidos por Michael Jackson aos parques (como de fato ocorreu). Michael Jackson aceitou estrelar um filme 3-D chamado Captain EO, uma nova atração dos parques temáticos Disneyland e do Epcot - o filme co-estrelado por Anjelica Houston, produzido por George Lucas e dirigido por Francis Ford Copolla.



Tempo depois Captain EO é lançado oficialmente. Esta história intergalática protagonizada por Michael Jackson, com a participação de Angelica Houston foi criada para ser uma das atrações do parque da Disney. Dirigida por Francis Ford Coppola e produzida por George Lucas (o mesmo diretor e idealizador de Star Wars - Guerras nas Estrelas).



Os números de efeitos especiais no filme e no teatro fizeram com que tivesse um gigantesco orçamento de US$30 milhões de dólares. Sendo que o filme tinha apenas 17 minutos, foram gastos US$1 milhão por minuto de filme, (ou seja US$17 milhões de dólares) um recorde até então, jamais superado.
 Um astro contemporâneo, Michael Jackson trouxe a sua magia no filme 3-D inovando mais uma vez com o hit gravado para esta atração: We Are Here to Change the World. A promoção de Captain EO foram lançados ''brinquedos'' dos personagens que apareceram na tela:



Durante as gravações desse mini-filme, a Disney chamou Peter Anderson o coreógrafo do longa-musical (Flashdance) para criar junto com Jackson a performance de We Are Here to Change the World.
Nos ensaios Michael Jackson torceu a mão e teve que ficar por algumas semanas em repouso, só então que puderam continuar gravar o curta. Durante esse meio tempo ele colocou toques finais na trilha de Capitan EO e produziu (Another Part Of Me) que futuramente entraria na tracklist do disco.



(*foto: o rato Mickey e sua turma – Promoção de Capitan EO)

Comentários