HIStory - (Informações e Curiosidades) part.4


THEY DON'T CARE ABOUT US

They Don't Care About Us (em português: Eles não ligam para gente) foi o quarto single lançado por Michael Jackson em 1996 como parte da promoção do álbum History: Past, Present and Future - Book I. A música foi uma das mais polêmicas de toda a carreira de Michael. Acusado de fazer apologia ao nazismo pelos jornais sensacionalistas, Michael desculpou-se publicamente, alegou que não tinha a intenção de ferir ninguém e regravou a música. They Don't Care About Us é diferente de todo o estilo musical de Michael. A canção tem batidas de Reggae e Hip Hop, e a parceria com o grupo baiano Olodum introduziu a canção elementos de Axé no seu video clipe.


Lançamento: 4 de Abril de 1996
Vendas Mundiais do Single: 3 milhões
Vendas Digitais: 85.000
Letras e Composição: Michael Jackson
Produção:  Michael Jackson
Baterias: Peter Mokran e Andrew Scheps
Mixagem: Bruce Swedien
Baixo: Terry Jackson
Arranjos: Michael Jackson
Arranjos (Vocal): Michael Jackson


O vídeo de They Don’t Care About Us foi produzido por Spike Lee em Salvador no Pelourinho e na favela Dona Marta, no Rio de Janeiro. Produzir o videoclipe não foi uma tarefa fácil, as autoridades da época não queriam que o vídeo fosse gravado, pois temiam que ele denunciasse a pobreza do local e mostrasse as falhas do governo. Já os moradores do local ficaram muito felizes de receber o cantor, tanto que eles mesmo fizeram a segurança de Jackson.
Outra polêmica é que o diretor Spike Lee teve que negociar com os traficantes do local para garantir a segurança do astro. O governo criticou muito essa decisão e Lee em resposta disse que a polícia não tinha poder suficiente para garantir a segurança de Jackson. O vídeo conta com a parceria do grupo baiano Olodum que ajudou a música a ficar com "uma cara mais brasileira", introduzindo o Axé Music a canção final.


A possibilidade de que a letra de They Don't Care About Us  pregava o antisemitismo foi levantada pela primeira vez pelo The New York Times em 15 de Junho de 1995. O jornal chamava a atenção para o emprego das palavras "Jew" e "Kike" que eram usados de forma pejorativa contra os judeus Jackson respondeu diretamente a publicação afirmando:


''A idéia de que estas palavras possam soar de forma preconceituosa é extremamente dolorosa para mim. A canção na verdade é sobre a dor do preconceito e do ódio e é uma maneira da chamar a atenção para problemas sociais e políticos. Estou irritado, magoado e por que não dizer, revoltado, com o fato da canção ter sido interpretada de forma errônea''.

No Reino Unido, They Don't Care About Us  chegou na #4 e permaneceu na parada por três meses. A canção obteve sucesso fenomenal na Europa, chegando no top dez em todos os estados;  Áustria, Suíça, França, Bélgica e Suécia, a canção se tornou o hit #5 e permaneceu respectivas pastas 21 semanas. They Don't Care About Us também alcançou o topo das paradas por três semana na Alemanha (conquistanto um recorde para Michael Jackson no país) – detalhe para o single que mundialmente superou a marca das 2 milhões de cópias vendidas:


Michael Jackson produziu uma segunda versão para o videoclipe de They Don't Care About Us. Essa tinha como cenário uma prisão americana. A versão carcerária do vídeo foi gravada em estúdios de Nova York no final de Fevereiro, após Michael ter visitado o Brasil. Esta versão é menos conhecida no mundo todo. A MTV Americana baniu esta versão na sua grade normal devido a violência exposta no vídeo. A VH1 e a MTV só tinham permissão para transmitir após às 9 da noite.


Michael Jackson é capa de revistas. No Brasil A a euforia e ansiedade dos seus fãs, Michael Jackson grava o clipe deThey Don't Care About Us no mês do ''carnaval'' e é destaque na revista Veja. Outras edições publicadas durante a divulgação de They Don't Care About Us; The Paper Magazine (Estados Unidos), OKEJ (Suécia) e Mozi+Video(Romênia)


Acompanhando a divulgação da versão (Prisão) de They Don't Care About Us, a gravadora lança um segundo single promocional. Com novas faixas (remixes) a Blue Edition foi comercializada principalmente na Europa:


Outros singles promocionais foram publicados para divulgação da musica They Don't Care About Us. Entre a tracklist do disco, canções ''remix'' foram exaustivamente tocadas nas estações de rádio Dance na Europa:


O sucesso nas rádios com versões (mix) de They Don't Care About Us fez com que a gravadora de Michael Jackson publicasse um single especial da musica intitulado de The Remixes. O álbum lançado apenas na Europa teve uma tiragem limitatada de 5.000 cópias:


Tempo depois da divulgação do clipe de They Don't Care About Us, Michael jackson começa a produzir um outro vídeo. Ghosts. A revista norte-americana People publica imagens inéditas das gravações do mini-curta dirigido por Stan Winston. Na época apenas um projeto cinematográfico foi mencionado pela revista, logo em 1997 os fãs puderam conferir do que se tratava na realidade do video clipe mais longo de toda a história da musica.


The Mega Mix Megarare Mix foi um disco distribuído apenas para as rádios em 1996. Apenas 600 cópias foram distribuída para rádios dos Estados Unidos. Entre as principais faixas desse disco está dois ''mixes'' que compilam sucessos antigos e Michael:


Começavam os preparativos para a turnê mundial HIStory em Maio de 1996. Enquanto os ensaios aconteciam, a recente empresa criada por Michael Jackson e o príncipe da Árabia Saudita lança a Mochila HIStory na Europa: - na ocasião dois modelos foram fabricados:


Michael Jackson comemora com 61.000 pessoas o aniversário de 50 anos do Sultão de Brunei. Uma festa que custou 25 milhões de dólares, Michael Jackson atua no Parque de Exposições  Jerundong; autoridades locais afirmam que a vinda de Michael para o país e seu concerto-pop só é aceita porque o ''artista é uma pessoa pura''. 


A tracklist do Concerto Real como é chamado foi da Dangerous World Tour, incluindo todo o seu equipamento, apenas algumas canções ''inéditas'' foram tocadas e outras substituídas: Working Day And Night foi substituído por The Way You Make Me Feel; Will You Be There foi substituída pela performance inédita de You Are Not Alone; Heal The World foi substituída por Man In The Mirror e no final Earth Song.

Partindo de Brunei Michael Jackson vai a África comemorar uma outra festa, o aniversário deNelson Mandela. No encontro Michael tão nervoso parecia não saber se apertava a mão ou se abraçasse Mandela; mais o presidente daquele país deu lhe um grande abraço. Michael disse ''estou feliz em estar de volta a minha casa'' quando recebido por cerca de 400 fãs no aeroporto de Joanesburgo.


Michael Jackson faz uma conferência  de imprensa na cidade de Sun City, Na África. O Rei do Pop anuncia datas da turnê HIStory pela Europa, durante seu discurso Michael agradece o carinhos dos fãs e agradece a Nelson Mandela e o ''povo maravilhoso dessa terra encantada'', diz MJ. Na ocasião Michael revela que estará de volta ao país com seu show HIStory. O Rei do Pop ainda teve tempo de visitar uma escola tradicional de Sun City:


Michael Jackson é noticia no mundo todo, e as capas de revista mostram o sucesso do álbumHIStory no mundo. A Mix Magazine traz a foto de Michael no show de You Are Not Alone no Brit Awards, enquanto a revista russa Tele Swiat traz detalhes da empresa multimídia e o dinheiro que será gerado com o sócio, com o  princepe saudita. Outras edições em que Michael foi capa de revista: Kurier TV (Polônia) e Machina (Holanda):


A terceira turnê solo do cantor, quebrando recordes de suas turnês anteriores: Bad World Tour (1987-1989) e Dangerous World Tour (1992-1993) começa em 7 de Setembro de 1996 na cidade de Praga, República Tcheca para um total de 125.000 pessoas (recorde).


(*foto: a roupa dourada ''espacial'' usada por Michael Jackson criada pelo estilista Gianni Versace fez sucesso entre os fãs).

O maior show da HIStory World Tour foi na República Tcheca. Cerca de 125.000 fãs puderam acompanhar durante 2:15 o maior espetáculo da terra; ''eu adoro estar aqui, eu amo vocês'' disse Michael Jackson aos jornalistas quando desceu das escadas de seu Boeing 747 Kingdom. No dia seguinte a sua apresentação, Michael foi o principal destaque na revistaPopcorn que detalhou o primeiro concerto da HIStory Tour:


A próxima parada da HIStory Tour foi na cidade de Budapeste, Hungria. Michael Jackson recebe boas-vindas de 4.000 pessoas que esperavam no aeroporto da cidade. Cerca de 55.000 pessoas assistem ao show no Estádio Nacional Népstadion : 


Michael Jackson realiza seu primeiro show na Polônia na cidade de Warsaw. O concerto realizado no Aeroporto Bemowo reúne 120.000 pessoas; o jornal local ''Gazetta Wyborcza’’ traz na manchete ''Michael Incrível''. No mesmo dia é publicado pela revista Forbes a lista dos artistas mais bem pagos entre os anos de 1995/1996, Michael aparece na 4° posição com cerca de 90 milhões de dólares: 


Comentários