HIStory - (Informações e Curiosidades) part.3


EARTH SONG

Earth Song foi o terceiro single do álbum HIStory: Past, Present and Future – Book I. O single lançado em 1995 da continuidade ao trabalho de Michael de lançar canções com mensagens sociais como We are the World, Man in the Mirror e Heal The World.
Em Earth Song no entanto foi a primeira vez que Jackson tratou abertamente com o meio-ambiente e o bem estar dos animais. Earth Song só foi lançado como single em países europeus, ficando no top 5 de vários países como Áustria, Bélgica, Noruega, Suécia, Suíça e Espanha. É considerado o maior sucesso de Michael na Europa em toda sua carreira superando hits como Billie Jean, Beat It e Black Or White. Só no Reino Unido a canção estreou em número um e permaneceu durante seis semanas vendendo mais de 5 milhões de cópias.


Lançamento: 27 de Novembro, 1995
Vendas Mundiais do Single: 5 milhões
Vendas Digitais: 120.000
Letras e Composição: Michael Jackson
Produção: Michael Jackson e David Foster
Arranjos (Orquestra): David Foster, Elmer Bernstein e Bill Ross
Piano: David Paich
Baixo: Guy Pratt
Teclados: David Paich  e David Foster
Arranjos (Vocal): Michael Jackson


Earth Song recebeu a indicação para levar o premio Grammy de 1997 como o melhor clipe daquele ano, infelizmente não levou. O vídeo da música foi dirigido por Nick Brandt. A produção teve um tema ambiental, mostrando imagens de crueldade contra os animais, o desmatamento, a poluição e a guerra. Earth Song foi filmado em quatro regiões geográficas.
O primeiro local foi a Floresta Amazônica, com Nativos da região, a segunda cena foi uma zona de guerra na Croácia, com os moradores da área. A terceira, na Tanzânia, que incorporou as cenas da caça ilegal de Elefantes com suas presas de marfin arrancadas. Vale a lembrança que nenhum animal foi morto na realização do Earth Song. A localização final da cena do vídeo foi em Warwick, Nova Iorque, onde um incêndio florestal foi simulado em um campo de milho. Um dos mais belos vídeo clipe da carreira do Rei do Pop, Earth Song  foi transmitido mundialmente exceto para os Estados Unidos.


Samuel Santos compra e vende garrafas no subúrbio de Belém, Juiz de Machado e Milena Barros são estudantes de primeiro grau, Zildo da Costa servente de pedreiro desempregado, Edison pinto é segurança de um escritório de advocacia, Paula Monteiro, vendedora de uma sorveteria e Nebles Labasca animadora de festas infantis. O que eles tem em comum ? Primeiro a origem indígena, todos são descendentes de tribos da Amazônia e depois... Michael Jackson.


Earth Song (Canção da Terra) mostra nossos personagens sofrendo com a devastação das matas de Santarém do Pará. Os 7 figurantes paraenses, foram escolhidos em uma seleção rigorosamente de 100 candidatos. Eles trabalharam durante 4 dias no meio da mata sobre o comando de Nicholas Brandt o diretor do clipe. Alguns efeitos especiais como a ventania foram realizados coma ajuda de dois motores de ultraleve e finalizados em computadores nos Estados Unidos.
Os figurantes se reuniram para ver o clipe do Rei do Pop todos estavam ansiosos, em silencio absoluto acompanharam as primeiras cenas e logo começaram a chorar. O musical correu o mundo com nossos 7 brasileiros e uma mensagem em defesa sobre nossa terra tão maltratada.

Earth Song foi escrita por Jackson em 1991, mas ela acabou ficando de fora do álbum daquele ano. O coral gospel de Andrae Crouch foi convidado para fazer o backvocal da canção. Eles já tinham trabalhado com Jackson em canções anteriores como Man in the Mirror e Will You Be There. A intenção de Michael era criar uma canção de lirismo profundo e melodia simples para que pessoas do mundo todo pudessem cantar junto. A canção tem um clima de música clássica, tipo de música que apareceu mais no álbum em que foi lançada. Na faixa, Jackson alerta a consciência social, avisando que estamos indo longe demais com nossas atitudes para com o planeta Terra. 


O single mais vendido do ano no Reino Unido, Earth Song foi lançado mundialmente em diferentes versões. O cd (max-single) dessa canção comercializado na Europa trouxe 4 faixas: Earth Song (Radio Edit); Earth Song (Hani's Extended Radio Experience) um remix feito pelo DJ Hani; Wanna Be Startin' Somethiing (Tommy D's Main Mix) e Wanna Be Startin' Something (Brothers In Rhythm House Mix).


Depois de Scream (#5) e You Are Not Alone (#1) na França antes do lançamento comercial de Earth Song o selo Epic Records divulgou em um dos maiores jornais de circulação do país a promoção do novo single de HIStory. O folder  apresentou a obra de arte-final do disco, juntamente com todos os detalhes de 3 versões que seriam lançada como single no país.


O informativo também divulgou que durante 30 de Outubro á 12 de Novembro os canais TF1,Canal + e 6M iria passar um trecho de 30 segundos do novo clipe de Michael Jackson e em 16 de Novembro a estréia nacional do vídeo nas redes 6M e MCM.

Michael Jackson foi capa da edição do mês de Novembro do ano de 1995 da revista britânicaTop of the Pops o casal mais pop daquela época extampou as páginas da revista Blue Jeanna Turquia. Quando Earth Song foi divulgada como single promocional de HIStory o Rei do Pop foi capa até de uma revista de Israel, Maariv La'onar, uma outra edição foi a Derniere Heure do Canadá.. só chamegos com Lisa Marie Presley.


Earth Song não foi um single mundial, a Sony Music concentrou toda a sua publicidade na Europa, precisamente no Reino Unido, considerado como o segundo mercado fonográfico depoois dos E.U.A. Tanta publicidade e mais de 3 milhões de dólares gastos em publicidade
Earth Song foi a canção que bateu o recorde dos Beatles permaneceu por semanas em #1 no UK Chart. Não sendo um single mundial nos Estados Unidos a canção foi lançada apenas para as rádios, aparecendo no Hot Dance Music / Club Play


Com o sucesso do single que atingiu cerca de um milhão de cópias em vendas no Reino Unido a Sony Music comercializa uma edição especial e ''limitada'' do álbum duplo HIStory no país britânico. A nova edição do álbum trouxe um brinde, o single #1 Earth Song veio junto com HIStory - exclusivo somente para o público do país.


Explorando o mercado da Dance-Music que estava em ascensão durante a divulgação de HIStory; Past, Present and Future – Book I, a Sony Music e Epic Records comercializa em cópias limitadas o CD The Megaremixes que trouxe nas suas faixas todos os hits do passado da carreira do Rei do Pop subdivididos em 3 remixes (MJ Urban Megamix); (MJ Megamix); (MJ Megaremix) editados por Ronnie Ventura e Tony Moran. O álbum lançado oficialmente em 1.000 cópias nos Estados Unidos é um dos itens mais raro e procurados da Era HIStory:


A edição vinil do disco The Megaremix foi divulgada promocionalmente nos Estados Unidos. Distribuído apenas para DJ’s para tocar na ''balada'' de Nova York á Los Angeles o discos trouxe hits do passado e inesquecíveis como: Billie Jean, Thriller, Beat It, Bad, Wanna Be Startin' Somethin', Rock With You, Remember The Time e Black Or White. A seleção de remixes foi re-mixado pelos Dee-Jays Ronnie Ventura e Tony Moran.


Na França o disco duplo HIStory fez mais sucesso que seu antecessor Dangerous (1991). Em 1997 o álbum atingiu a marca das 1 milhão de cópias vendidas no país francês; na Alemanha impulsionado pelo hit You Are Not Alone, HIStory alcançou a marca das1,5 milhões de exemplares vendidos, sendo três vezes platina e tornando o país da Europa com maiores vendas de HIStory.


Se compararmos quais musicas de HIStory fez mais sucesso a resposta exata é: You Are Not Alone e Earth Song.
You Are Not Alone fez barulho nos Estados Unidos enquanto Earth Song na Europa. Em vendas totais os dois singles superam a casa das 7 milhões vendidas em todo o globo. (Abaixo os fãs podem ver a foto do CD-singleEarth Song comercializado no Japão):


Uma nova versão do single Earth Song foi comercializada na Europa. Earth Song – Remixes trouxe na sua tracklist uma seleção de quatro remixes produzidos por Brothers In Rhythm  e Tommy D's, entre as canções: Earth Song - Radio Edit; Earth Song - Hani's Radio Experience; Wanna Be Startin' Somethin' - Brothers In Rhythm e Wanna Be Startin' Somethin' - Tommy D's Main Mix.


A segunda edição do single chamado Classic Remix Series quando lançado no Reino Uido teve uma tiragem única e limitada em 5 mil cópias apenas. Na seqüência da imagem uma outra edição Earth Song - Hani's Remixes agora no formato (vinil) foi divulgada como um promo single de Earth Song no Reino Unido: 

The Very Best Of Michael Jackson with The Jackson 5 é lançado pela Motown/Universal Music durante a divulgação de HIStory. A coletania que traz 21 canções gravadas entre os anos de 1968/1976 inclue hits como:  Ben, Ain't No Sunshine, Happy, Music And Me, I Want You Back, e One Day In Your Life. Mundialmente The Very Best Of Michael Jackson with The Jackson Five vendeu cerca de 750.000 cópias; uma marca excelente uma vez que não houve nenhuma divulgação; esse disco foi re-lançado em Setembro de 2009:


Smash Hits uma das revistas de musica mais conceituada do Reino Unido trouxe nosso Rei na capa com uma entrevista inédita, a edição especial foi lançada um Mês antes do lançamento do aguardado HIStory. BRAVO ! (Michael küsste mich) o Rei também foi capa da revista alemã por duas vezes; Jackson foi destaque também da revista 


Nenhum outro álbum gastou tanto em publicidade quanto HIStory, para esse disco a Sony Music abriu os cofres e disponibilizou cerca de 30 milhões de dólares para serem gastos só em divulgação seja em pôsteres, comerciais de T.V e até mesmo em produtos relacionados a marca Michael Jackson e Rei do Pop.


O primero milhão gasto para publicidade de HIStory  foi a construção de 15 estatuas de Michael Jackson ! é isso mesmo, a estatua que podemos ver no cover de HIStory realmente existiu e existe espalhada em algum lugar do mundo. Com cerca de 10 metros de altura a estatua HIStory ficou durante 2 semanas exposta nas principais capitais do mundo.


Na época do lançamento de HIStory a empresa de brinquedos Dive em companhia com a MJJ Productions lançou réplicas perfeitas da estátua de Michael Jackson. Disponível apenas na Europa, o item para colecionadores teve a chamada edição Gold/Ouro e Silver/Prata:


Começam os ensaios para o show Michael Jackson: One Night Only seria a volta ao palcos antes de sua turnê mundial HIStory. O concerto que estava montado no Teatro Becon em Nova York e planejado para ser o especial de Natal do canal HBO teria a trasmissão ao vivo no dia 10 de Dezembro com uma audiência calculada e esperada em 250 milhões de telespectadores. One Night Only iria trazer um Michael Jackson diferente daquele que vemos, claro que na set-list do concerto teríamos Billie Jean e Black Or White porém com melodia mais intimista ou seja, um tom quase acústico. Entre uma delas estaria Childhood que ganharia a participação do mímico francês Marcel Marceau.


(*foto: Michael Jackson durante os ensaios da música Smile com o mímico Marcel Marceau):

Imprensa e fãs do mundo inteiro aguardavam anciosos pelo show de Michael Jackson. O ultimo show de Michael transmitido ao vivo pelo canal  HBO  foi na Romênia na cidade de Bucareste em 16 de Outubro de 1992, passados 3 anos era de fato que Michael iria fazer mais sucesso pois em todos os canais de televisão a propaganda do show era massiva. / (Destaque para o pôster promocional que divulgou o show que One Night Only):


Durante o ensaio em uma quarta-feira (6 de dezembro de 1995) para o especial de televisão Michael Jackson desmaiou no palco enquanto tocava a musica Black Or White.  Os primeiros relatos eram de que ele não estava respirando. Mas os paramédicos que correram para o Beacon Theatre, encontrou-o semi-consciente, embora a sua pressão arterial fosse considerada "perigosamente baixa". Colin Carew  um dos dançarinos do show disse que Michael parecia exausto nos ensaios. "Ele vem ensaiando desde manhã. Perguntamos se ele queria fazer uma pausa, e ele disse que não."


Os paramédicos disseram que acharam Jackson caido no palco. Nancy Lindeman, porta-voz do hospital Beth Israel North em que o Rei do Pop foi levado descreveu que sua condição é estável apesar de sua pressão arterial estar baixa não coloca sua vida em risco. O especial daHBO com Michael foi cancelado sua saúde está em primeiro lugar, Michael desistiu de fazer o show...

HIStory estava na #55 posição segundo a SoundScan (empresa que monitora as vendas de discos nos Estados Unidos) na primeira semana de Dezembro de 1995. Claro se o concerto da  HBO fosse um sucesso (que seria) novamente HIStory teria a chance de debutar as primeiras colocações de vendas na América. A Sony Music então resolve divulgar pequenos promos da musica This Time Around que seria tocada no show.


THIS TIME AROUND

This Time Around estava planejada para sair como o quarto single (depois de Scream / You Are Not Alone / Earth Song) promocional de HIStory em todo o mundo em Dezembro 1995.
O novo single do Rei do Pop iria divulgar seu novo show chamado One Night Only um concerto para o canal HBO, que mais tarde foi cancelado quando Jackson entrou em colapso por exaustão durante um ensaio. Os planos para This Time Arounddepois da baixa de Michael foi para o ralo e a canção só seria lançada agora como um single promocional nos Estados Unidos apenas, com uma edição de rádio e uma penca de remixes. This Time Around alcançou a posição #23 na Billboard Hot R & B / Hip-Hop Songs chart.


Lançamento: 15 de Dezembro de 1995
Vendas Mundiais do Single: 5.000
Vendas Digitais: -
Letras e Composição: Michael Jackson, Dallas Austin, Bruce Swedien e Rene Moore
Produção: Michael Jackson e Dallas Austin
Rap: Notorious BIG
Mixagem: Dallas Austin e Bruce Swedien
Baixo: Christopher Wallace
Arranjos: Michael Jackson, Dallas Austin e Christopher Wallace
Arranjos (Vocal): Michael Jackson


Com o objetivo de promover o álbum HIStory e o show que ele próprio disse que seria o mais intimista com canções jamais perfomada antes, infelizmente One Night Only foi cancelado por problemas de saúde.  Para compensar o cancelamento mundial de This Time Around a gravadora do Rei então chamou vários Dee-Jays para produzir uma infinidade de remixes dessa canção, no total mais de 80 remixes foram feitos; o mix chegou a ficar na #26 posição no Chart da Billboard nos Estados Unidos. Na Europa assim como na América não houve um lançamento oficial do single, porém foram distribuídos para as rádios tanto Cd’s quanto vinis de This Time Around promocionalmente.


Durante a Era HIStory vários itens foram comercializados uns com a marca (oficial) e outros nem tanto. Em setembro de 1995 foi lançado para os fãs a revista oficial chamada HIStory Magazine ao longo da campanha publicitaria do disco-duplo a revista foi comercializada somente para os fãs Europeus que estavam em frenesi total com a volta do Rei do Pop.


Ao todo foram mais de 10 edições lançadas mensalmente com o objetivo de levar o leitor detalhadamente sobre números, curiosidades e uma avalanche de informações sobre o disco HIStory e singles e claro.. sobre Michael Jackson, seus projetos do passado, presente e futuro assim como diz o titulo do álbum HIStory: Past, Present and Future.

Figurinhas adesivas vendidas nas bancas de jornal foi a sensação da michaelmania na eraHIStory. Uma curiosidade sobre essas figurinhas colecionáveis (no total distribuída cerca de 30) é que no verso de cada contava uma ''história'' um fato marcante na vida de Michael Jackson.
Assim como podemos ver nas primeira fotos como o exemplo de Scream dizia que foi considerado o clipe mais caro da musica; outra figura que traz Michael na pose de Bad informa os números atingidos por esse disco. A seleção de figurinhas colecionáveis trouxeram fotos ainda inéditas para o publico.


Nenhum outro single de HIStory saiu tantos vinis promocionais quanto a canção This Time Around. Para sua divulgação tanto nas rádios quanto em casas noturnas na América, oficialmente + de 30 remixes foram produzidos para essa canção;  a foto abaixo os fãs podem conferir os vinis promocionais distribuido pela Sony para tocar em clubes noturnos em Nova York:


Divulgado como canção remix nos Estados Unidos, Times Time Around trouxe como a (faixa B) o single Europeu Earth Song. O mix produzido pelo DJ Hani  conhecido atualmente por além de trabalharcom Michael nos mixes de HIStory, o produtor também colocou seu talento nas musiacs de Alicia Keys, Justin Timberlak e Missy Elliot.


Para impulsinoar as vendas do Natal de Epic Music Vídeo e com distribuição da Sony lança o VHS, Video Greatest Hits – HIStory, a fita que em 2000 pela primeira vez foi lançada no formato DVD trouxe 10 dos principais clipes de Michael Jackson com o destaque para o vídeo promocional do álbum Dangerous Brace Yourself e os clipes The way You Make Me Feel com 9 minutos e Bad (18 minutos).


No dia 19 de Janeiro de 1996 a imprensa anuncia o divorcio de Michael Jackson e Lisa Marie Presley. O casamento que durou 19 meses chega ao fim amigávelmente, diz o porta voz de Michael, Lee Solters. Na mesma semana da separação,o jornal The Daily News publica fotos de Michael em companhia com uma misteriosa ''loira''. A mulher é a amiga e maquiadora pessoal de MJ, Karen Fine.:


No dia 11 de fevereiro de 1996. Uma data que nunca será esquecida para muitas pessoas, fãs ou não do 'rei' da música pop Michael Jackson. Na ocasião, o ídolo preparou quase que uma verdadeira operação de guerra para gravar cenas do clipe da música They Don't Care About Us no Morro Dona Marta, em Botafogo.


No entanto, para gravar na favela carioca era necessário um cuidado todo especial. No dia, Michael Jackson estava cercado de seguranças, que não seriam suficientes se algumas autorizações não tivessem sido obtidas. A produção do cantor teve que negociar com os traficantes locais para poder gravar no morro. O que era um segredo acabou divulgado pela imprensa, o que na época deixou o governo estadual irritado por considerar que isso era uma publicidade negativa para a cidade. Mas não foi só o Rio de Janeiro a experiência de Michael Jackson no Brasil. Na Bahia, para o mesmo clipe, ele cantou e dançou com o grupo Olodum, no Pelourinho, em Salvador.

Uma edição super-ultra-mais que limitada de HIStory foi comercializada no Reino Unido em Fevereiro de 96, com apenas 150 cópias. Esse disco limitadíssimo trouxe consigo o chamadoSong Book ou seja, o livro de canções de todas as musicas de HIStory; o livreto recebeu um detalhe especial em que a estatua de Michael se encontra no meio de um vulcão em erupção.


Terminada as gravações do clipe de They Don't Care About Us  Michael Jackson segue para o Reino Unido para uma aprsentação especial no Brit Awards. O Rei do Pop canta Earth Song a (canção mais tocada na Europa no ano de 1996). Porém, durante a apresentação de Michael Jackson o então vocalista do Pulp, Jarvis Cocker, invadiu o palco para protestar contra as acusações de abuso sexual envolvendo Michael. 


Milhões de dólares foram gerados com a marca HIStory Michael Jackson’s, estima-se que os lucros gerados tenha ultrapassado a marca das 500 milhões de dólares !. Entre vários itens que apareceram nessa viagem um dos mais curiosos é o par de raquetes e a bolinha para jogarPing-pong:


Durante a promoção do álbum a Epic Records lançou exclusivamente na China o DVD-CD deHIStory. O box chamado de The Platinum Collection trouxe os 16 vídeos clássicos e as 30 canções que fazem parte de HIStory: Past, Present And Future. O livreto especial que ecebeu uma atenção especial em relevo com letras douradas traz um texto biografico de Michael escrito em em Mandarim.


Michael Jackson organiza uma conferência para a imprensa em Paris. O Rei do Pop anuncia planos para a sua nova empresa Kingdom Entertainment uma corporação multimídia em parceria com o príncipe saudita Abdul Aziz al-Saud. Planos para um parque temático, filmes, livros e até um álbum de inéditas é esboçado por Michael Jackson.


"Michael Jackson e eu compartilhamos os mesmos interesses e os mesmos valores essenciais", disse o príncipe sobre Jackson, a quem conheceu há 18 meses em Paris.O Rei do Pop foi quem desenhou o logotipo do projeto que promocionou a turnê mundial de HIStory.

O Rei do Pop comparece a premiação anual World Music Awards em Mônaco. O MJ canta Earth Song e recebe 5 prêmios pelo o sucesso de vendas do disco HIStory. Na ocasião Michael discursa sobre os comentários maldosos da imprensa e nega absolutamente ser anti-semita. ''Não é anti-semita, porque eu não sou uma pessoa racista. Eu nunca poderia ser um racista, porque eu amo todas as raças''. - sobre a letra da musica They Don't Care About Us.


Comentários