HIStory - (Informações e Curiosidades) part.2




HIStory: Past, Present and Future Book I estreou no #1 da Billboard 200 e Top R&B / Hip-Hop vendendo mais de 391.000 cópias em sua primeira semana. O álbum foi certificado sete vezes platina pela Recording Industry Association of America no dia 22 de Outubro de 1999, com pouco mais de 3,5 milhões de cópias vendidas nos Estados Unidos. A Sony Music em setembro de 1995 comercializou o lindo vinil desse álbum HISTÓRICO; detalhe: o vinil - box vinha com 3 LPs:


Um fundo branco com logotipo MJ, no Reino Unido para a divulgação do single Scream com a participação especial de sua ''sister'' Janet Jackson, Sony Music UK distribuiu como podem notar na foto abaixo, seu CD promocional.  Essa musica quando lançada nas rádios britânicas alcançou a #3 posição no Chart de vendas. Scream fez mais sucesso na Europa do que nos Estados Unidos: 


A imagem de uma criança aflita no canto de uma sala, gritando está presente no livreto do single Scream. Pintada em 1981 por Gottfried Helnwein; Das Lied / The Song  é mais uma obra polemica porém aclamada. ao lado da criança na parede está a letra manuscrita de "Scream" por Michael Jackson e nela:


Scream (With such confusion don’t it make you wanna scream / Your bash abusin victimize within the scheme / You find your pleasure scandalizin every lie / Oh father, please have mercy cause I just can’t take it.) Tradução (Tanta confusão nos faz querer gritar / Suas criticas e intrigas fazem vítimas / Você tenta superar cada mentira que eles inventam / Oh pai  tenha piedade pois não suporto mais).


Mark Romanek, diretor de Scream: "Michael é o maior artista do mundo, e seus seguidores têm a expectativa de que vamos conseguir algo grande e épico com este vídeo. Nascido em Chicago, Illinois, Estados Unidos. Ele foi diretor de vários vídeos de artistas como Fiona Apple, Beck, David Bowie, Johnny Cash, Macy Gray, Janet Jackson, Mick Jagger, Lenny Kravitz, Linkin Park, Madonna, Nine Inch Nails, No Doubt, Iggy Pop, Red Hot Chili Peppers, REM, Keith Richards e Sonic Youth. 


(antes da gravação foram feitos Storyboards do clipe; assim como se faz nos filmes o diretor desenhou as cenas de como seria Scream) :


Mark atendeu nossas expectativas e fez um vídeo descente ao nome Michael Jaackson com efeitos especiais de primeira linha. Tornando-se o vídeo musical mais caro na história da música, o a despesa vai de US$600.000 o custo de 11 dias a gravação;  U$S 175.000 nas luzes; U$S 80.000 gastos no telão; US$40.000 na coreografia; U$S 53.000 nas Guitarras Gibson e entre outras despesas foram gastos U$S 5.000.000 nos 11 cenários.

CHILDHOOD

Se Scream explorou mais o lado comercial, Childhood foi a parte autêntica do single. Lançado como B-side (em português: Lado B) de Screamem 1995 o CD-promocional teve poucas cópias comercializadas e a sua difusão nas rádios do mundo foi fraca, quanto a recepção dos críticos: mista.
Seu belo instrumental produzido por Michael e David Foster é de qualidade impressionante e emocionante, um trabalho belo e digno do status de Rei do Pop. Childhood é uma canção biográfica escrita e composta por Michael Jackson, nela o Rei do Pop revela-se triste sobre o olhar da mídia e o que pensam ao seu respeito por ser... simples: (Eles vêem isso simplesmente como estranhas excentricidades / Porque eu continuo brincando por aí / Como uma criança). Childhood também foi tema musical para a segunda aventura do filme Free Willy:


Lançamento: 31 de Maio, 1995
Vendas Mundiais do Single: 50.000
Vendas Digitais: 25.000
Letras e Composição: Michael Jackson
Produção: Michael Jackson e David Foster
Teclados: David Foster
Teclados (Arranjos): Michael Jackson
Pianos: David Paich e John Barnes
Arranjos: Michael Jackson
Arranjos (Vocal): Michael Jackson


Childhood é, em parte, uma referência biográfica de Michael Jackson aos anos difíceis quando jovem, a relação com o pai e as pressões de ser famoso mundialmente. Em seu vídeo dirigido por Nicholas Brandt (diretor também dos clipes Earth Song  e Stranger In Moscow), Michael está numa floresta com roupas simples sentado num toco de uma árvore. A câmera se desloca até as árvores para o céu e como a fantasia de uma criança navios que flutuam entre as nuvens seguem rumo a linda lua... Isso é ''Infância''. Com 4:27 minutos de duração, o clipe traz participações dos atores mirins do Filme Free Willy, Jason James Richter e Francis Capra.

Você viu a minha infância?". Em Childhood Michael invoca a juventude dolorosa que teve passado. Michael sobre Childhood fala que é sua canção mais autobiografica composta; no livreto do disco HIStory, há um desenho de Jackson como uma criança com um olhar assustado no canto de uma sala. A arte foi desenhada magnificamente pelo talentoso Rei do Pop.. ou.. Rei do Desenho como preferir.


Outra versão do single Childhood foI comercializada na Europa mas a Sony Music não estava interessada em divulgar o single e rejeitou a idéia de um lançamento oficial, a canção então foi divulgada promocionalmente. Um outro disco, a trilha musical de Free Willy 2 foi comercializada pela MJJ Music (o selo fonográfico de Michael) e trouxe como faixas principal a canção tema do filme, Childhood e canções do grupo 3T (seus sobrinhos) e a irmã Rebbie Jackson.


O vídeo clipe de Childhood foi ambientado no Sequoia National Park que fica nos arredores da cidade de Los Angeles. Sequoia National Park é considerado um dos mais belos parques naturais dos Estados Unidos pela sua vegetação, árvores, cachoeiras e lagos.


Nos Estados Unidos, o vídeo de Childhood foi lançado em julho de 1995, enquanto na Europa em outubro, para coincidir com a estréia do filme Free Willy 2. A melancolia da melodia se encaixa perfeitamente com o vídeo, seu diretor Nicholas Bandt mostrou-se capaz de realizar a fantasia de Michael: ''Quero um clipe que mostre simplicidade''. Assim como fez em Scream,Storyboards foram desenhados para dar suporte as cenas de Childhood; o clipe também utilizou os efeitos especiais como uma tela azul para a filmagem dos pequenos barcos que navegam com as crianças.

O videoclipe do primeiro compacto do álbum, Scream/Childhood , estreou durante a entrevista concedida por Michael e Lisa Marie à apresentadora Diane Sawyer no programaPrimetime, da ABC, um dia antes do lançamento de HIStory. Assitida por 63 milhões de norte-americanos (recorde para rede de televisão ABC), Primetime Live Interview: Michael Jackson and Lisa Marie Presley foi realizada no Sony Studios em Los Angeles. Dentro os diversos temas Diane Sawyer questiona sobre o casamento, as acusações de 1993 e outros assuntos tabloidescos que dizem a respeito do Rei do Pop:


Um grande circo foi montado para a entrevista de Michael Jackson e sua esposa Lisa Marie Presley. Capas de revistas e jornais exibiam a foto de Diane Sawyer, Michael e Lisa. A aparição do recluso cantor para uma entrevista exclusiva foi a chave que desencadeou para uma megalomaníaca estratégia publicitaria da Sony Music para divulgação do récem álbum HIStory: Past, Present and Future - Book I.


Celebrando os 20 anos de Sony Music com o lançamento de HIStory, a gravadora do Rei do Pop semanas antes do lançamento desse disco promove com o apoio publicitário do maior jornal do Reino Unido o The Times detalhes do novo de Michael. O jornal que dedica várias páginas a HIStória de Jackson trouxe um pôster exclusivo para seus leitores.


No dia 22 de Junho de 1995, Michael Jackson comparece a premiação VH1 Awards. O Rei do Pop recebe o premio especial pelo seus esforços em combater a fome em todo o mundo. Michael que não era certeza em comparecer na cerimônia surpreendeu a todos depois de entrar de ''surpresa'', e cantou o hit Heal The World com o grupo R&B BoyzIIMen:


Os fãs europeus sempre foram fiéis ao Rei do Pop e em 1995 o álbum HIStory: Past, Present and Future - Book I teve uma edição especial comemorando a marca de 1.0000 milhão de cópias vendidas na Europa.  A edição distribuidas em unidades super-limitadas não trouxe faixas extras e o unico detalhe do disco está para a capa de luxo; trata-se de uma capa de "papelão" que envolve o cd com a capa original (tipo o de Thriller 25th):


Consolidando uma audiencia recorde para o programa Primetime, (+ de 60 milhões de telespectadores) no dia seguinte só era comentário sobre Michael e Lisa. Em uma das perguntas mais curiosas que o publico queria saber (o os tabloídes) era se realmente Jackson fazia sexo com Lisa; Yes, yes yes, foi a resposta de Lisa que parou direto nas capas de jornais no dia seguinte; Jackson-Presley também ganharam capas de revista na suécia ''Um casal normal'' (Hit) e Okej). Além da famosa entrevista a Smashhits publicação britanica trouxe para seus leitores detalhes do álbum HIStory


As primeiras gravações do álbum tiveram início no mês de Setembro do ano de 1994 e foi finalizado em março de 1995 no Westlake Studios por Bruce Swedien que mixou as faixas. Com 148:50 minutos de duração HIStory detém o titulo de disco-duplo mais vendido na historia da musica (em todos os tempos. Antes da campanha ‘’megalomaniaca a Sony/Epic/MJJ disponibilizaram o chamado Press-Pack de HIStory. O livreto de 6 paginas trouxe informações sobre o novo som de Michael Jackson bem como fatos que marcaram a trajetória do Rei e datalhes do single Scream, um dueto com sua irmã Janet Jackson.


Press-Pack de HIStory: Past, Present and Future Book I foi lançado com um lote de 1.000 cópias e 3 versões: Red, Green e Blue acompanhando o livreto, um CD-promocional também foi disponibilizado;o disco se tratava do I, HIStory Begins com os 15 hits de Michael Jackson: Billie Jean, Beat It, Black Or White, Remember The Time, The Way You Make Me Feel.


Promoção de HIStory no Japão. A semi-coletânia do Rei do Pop chegou no país no dia 16 de julho de 1996 já com 70.000 cópias vendidas na primeira de semana de lançamento, detalhe para o postêr que exibe a discografia do artista:


Em maio de 1995 Michael Jackson foi convidado por Quincy Jones para fazer uma sessão de fotos, em especial para sua revista a Vibe Magazine. Jackson aceitou de boa, pois já estava em fase promocional do disco HIStory. Com fotos tiradas por Jonathan Exley em um estúdio montado no saudoso rancho Neverland nosso Rei do Pop se exibe muito alegre e confiante. 


Na primeira página da revista, um comentário de sua então esposa Lisa Marie Presley-Jackson:

''Michael é um verdadeiro artista - extremamente estético e muito, muito romântico. Isto  que ele verdadeiramente é, apesar de todos os comentários degradantes feitos no passados por certas larvas. Michael, assim como eu, temos sido severamente subestimados e incompreendidos como seres humanos. Mal posso esperar pelo dia em que todas essas cobras, que tem tentado destruí-lo, engolirem suas próprias palavras e rastejarem de volta para os buracos de onde saíram''


HIStory também foi lançado no formato MiniDisc. Embora o MiniDisc tenha tido certo sucesso, ele não surpreendeu muito nos EUA e na Europa como a Sony esperava, porém, no Japão o disquinho teve um sucesso absoluto, sendo muito popular. A gravadora do Rei disponibilizou cópias limitadas que foram distribuidas em dois Box:


Antes de HIStory – Past, Present and Future chegas as lojas a Sony Music distribuiu para todas as mídias o disco promocional que trouxe os 15 sucessos de Michael Jackson em áudio remasterizado e as esperadas novas canções com o single principal Scream. Geralmente chamado apenas de promo, é uma abreviação de "exemplar promocional" – os CD’S promo é uma cópia do álbum utilizado para fins promocionais. Eles são frequentemente enviados para imprensa e rádio, antes do lançamento oficial:


Michael Jackson, Lisa Marie: \"I Love You\, assim foi a material especial do mês de Junho que trouxe a edição da revista francesa Match Paris. A mesma foto porem com uma nova pose de Lisa e Michael a edição da revista do Canadá trouxe como o titulo da matéria  Je comprends mieux ce qu'est l'amour... / algo se traduzido para o português seria como: Eu entendo melhor o amor... by MJ, na mesma edição da revista Dernie Reheuire, Michael Jackson desmente o boato de separação. Outras capas de revistas em que o casal apareceu na capa foram a britânica Sunday (The Girl Is Mine)  e a revista oficial de Michael Jackson na Europa, Black & White


YOU ARE NOT ALONE

You Are Not Alone foi lançado em agosto de 1995, como o segundo single para promoção do disco HIStory: Past, Present and Future. A balada R&B escrita por R. Kelly e co-produzida por Michael Jackson, comercialmente, continua a ser um dos singles mais vendido de toda sua espetacular carreira. Nos Estados Unido a primeira semana de vendas foram comercializada somente nos no país cerca de 120.000 cópias, nas semanas seguintes que seguiu a promoção do disco You Are Not Alone já recebia a certificaão de platina pela RIAA com mais de 1 milhão de cópias vendidas. A canção também atingiu número #1 na França, Nova Zelândia, Espanha e Suíça, mundialmente o single de You Are Not Alone vendeu cerca de 4 milhões de cópias. You Are Not Alone  detém o récorde (listado no  Guinnes Book - O Livro dos Récordes) como a primeira canção a estreiar no Hot 100 da Billboard na América.


Lançamento: 15 de Agosto, 1995
Vendas Mundiais do Single: 4 milhões
Vendas Digitais: 330.000
Letras e Composição: R.Kelly
Produção: R.Kelly e Michael Jackson
Teclados: R.Kelly
Mixagem: Bruce Swedien
Baixo: Jimmy Jam
Arranjos: Michael Jackson e  R.Kelly
Arranjos (Vocal): Michael Jackson


Foram necessários 10 dias para gravar o clipe de You Are Not Alone no Pantages Theatreem Nova York, outras tomadas do vídeo onde ao fundo Michael aparece em um deserto com montanhas foram feitos nos estúdios de efeitos especiais Pacific Ocean Post em Santa Mônica, a cerca de 30 km de seu Rancho Neverland:
O diretor do clip Wayne Isham  (o mesmo diretor que trabalhou nos vídeos de: Roxette, Janet Jackson, Britney Spears, Kelly Clarkson, David Cook, Simple Plan, Avenged Sevenfold, *NSYNC, Shania Twain, Metallica, Leona Lewis, Pink Floyd, Sheryl Crow, e Madonna) disse em uma entrevista que: "Trabalhar com Michael é impressionante, tem uma personalidade fascinante. Quanto a Lisa Marie, ela é formidável e tem um grande senso de humor:


Nunca houve qualquer dúvida sobre o gosto de Michael pelo conhecimento da arte e literatura. Este fato interessante é apenas mais um testemunho de sua genialidade. Em 1995, Michael produziu o vídeo, You Are Not Alone, com sua então esposa, Lisa Marie Presley em que aparecem semi nus na cena retratada pelo quadro "Daybreak"  uma pintura feita por Maxfield Parrish.


You Are Not Alone tornou-se o single mais vendido do ano de 1995. Do Brasil até Japão a Sony Music gastou milhões para a promoção da musica + romântica do repertório solo de Michael Jackson. Logo em Setembro de 1995 a gravadora lança nos Estados Unidos a segunda edição de You Are Not Alone agora com os mixes. You Are Not Alone: The Remixes trouxe faixas produzida pelos Dee-Jays badalados da época como Frankie Knuckles:


Michael visita o parque Six Flags com Lisa Marie e sua filha em 25 de maio de 1995  em Santa Mônica e ficou por horas nas principais atrações do parque com a montanha-russa Colossus a primeira construida no mundo a dar uma volta completa. Para quem nunca ouviu falar do Six Flag, ele é mundialmente famoso pela sua tradição de construir montanhas russas; saiu de lá a primeira a dar um looping, a primeira a atingir 100 MPH de velocidade (160 Km/h !!!): - Michael se divertiu, e muito com a esposa:


Se nos Estados Unidos os fãs ganharam uma nova edição do single You Are Not Alone o mesmo não pode se falar dos fãs britânicos. A Sony Muisc resolveu não lançar o disco You Are Not Alone: The Remixes,  pelo contrário, comercializou promocionamnete o vinil single da musica. You Are Not Alone: The Mixes trouxe as canções originais de Frankie Knuckles e Satoshi Tomiie em 4 faixas que foram divulgadas com um iscreto sucesso nas radios de (dance-music) no Reino Unido.


Enquanto os tablóides falavam que o casamento de Michael Jackson e Lisa Marie Presley era uma farsa, em Agosto com a divulgação da musica e clipe You Are Not Alone, Michael era capa das principais revistas do mundo. Na França o casal-pop estampou a revista VSD, enquantoCashbox Magazine trouxe ao seus leitores detalhes do álbum HIStory. Outras edições de revista sobre Michael e Lisa: Womansday (Austrália) e New Idea.


Michael Jackson  gosta de remixes, o que ele não gosta é o fato de uma pessoa mexer na sua musica e transformá-la em uma melodia completamente diferente da original, porém, ele teve que se adequar ao novo mercado (dance) que na época que começava a despertar. A gravadora do Rei do Pop então lançou diversos CD’s que trouxe nas suas faixas os hits de HIStory em versões remixadas. Na Europa a Sony Music lançou o single chamado de The Classic Remixes Series:


O single mais vendido do ano de 1995 (estima-se que tenha totalizado cerca de 4 milhões de cópias em todo o mundo), You Are Not Alone uma romântica balada R&B teve o lançamento como single exclusivo no Brasil.  O disco duplo You Are Not Alone – The Remixes 1 And 2foi distribuído pela Sony Music Brasil em uma edição limitada, o disco trouxe 11 faixas sendo elas: (Album Edit / Radio Edit / Franctified Club Mix / Scream Louder / MJ Megamix / R. Kelly Remix Edit / Classic Club Edit / Jon B Remix Edit / R Kelly Remix / Jon B. Remix / Rock With You - Frankie's Favorite Club Mix.


Na Europa a Sony Music lança vinis com remixes; a gravadora estava preparada para o mercado Dance na europa. A primeira seleção das canções remexidas foi o lançamento do vinil (DMC Megamix); o disco promocional e distribuído para os Dee-Jays da balada britânica trouxe no lado A e B 15 faixas hits da carreira do Rei do Pop, tais como Billie Jean, Beat It, Smooth Criminal, Remember The Time, Wanna Be Startin Somethin, Rock With You, Bad, The Way You Make Me Feel e uma previa do single Scream. A novidade para esse disco era que as faixas não têm intervalos e uma seguida da outra:


A Epic Records gravadora do Rei do pop lançou no Brasil o vinil promocional chamado The Medleys,  para o ano de 1995 o selo comercializou m terras tupiniquins o vinil promo: The Mega Remixes. O disco trouxe 10 faixas com os maiores hits do artista incluindo remixes de Rock With You, Remember The Time, Beat It, Wanna Be Startin 'Somethin', Black Or White, It, Jam, Don't Stop 'Til You Get Enough  e Bad.


Como parte da promoção de seu álbum HIStory: Past, Present and Future: Book I, Michael Jackson foi quem abriu as cortinas para o ''show'' da premiação gringa da MTV no dia 7 se Setembro de 1995.  O 12th Video Music Awards de 1995 trouxe a volta do Rei do Pop em um épico medley de 15 minutos (o maior de sua história) com alguns de seus maiores sucessos, incluindo Scream, Beat It, The Way You Make Me Feel e Black or White. Nosso idolo da musica pop também tocou Dangerous em uma peformance de tirar o folego e completou com o hit #1 mundial You Are Not Alone




Jackson foi acompanhado no palco pela ex-guitarrista do Guns N 'Roses Slash na canção Black Or White e logo depois o Rei do Pop peformou sua melhor musica da noite, com sua dança.. Billie Jean. Quando a performance acabou, a multidão no Radio City Music Hall, deu uma ovação ensurdecedora digno do tamanho e do alcance de seu desempenho.



Lista de musicas cantadas por Michael Jackson: Medley MTV: ("Don't Stop 'til You Get Enough"/"The Way You Make Me Feel"/"Scream"/"Beat It"/"Black or White"/"Billie Jean"/"Dangerous"/"Smooth Criminal"/"You Are Not Alone")



(*foto: Depois da grande performance, um dos maiores indicados daquele noite o Rei do Pop Michael Jackson subiu ao palco três vezes para receber o premio de Melhor Vídeo de Dança, Melhor Direção e Melhor Coreográfica, todos por Scream).

No dia 22 de Setembro de 1995 Michael Jackson comparece a premiação anual do canal blackB.E.T. Na ocasião o Rei do Pop canta o hit mundial You Are Not Alone e recebe o prêmioWalk Of Fame pela contribuição da musica black no mundo. A noite de Gala arrecadou de seus convidados dinheiro em beneficio ao colegio United Negro Fund.






Comentários