HIStory - (Informações e Curiosidades) part.1


No dia 20 de Junho de 1995, Michael mais uma vez ficou no centro das atenções ao lançar seu disco HIStory: Past, Present & Future – Book I um álbum duplo lançado que reune trinta canções. No primeiro disco HIStory Begins, uma seleção de quinze sucessos remasterizados de seus 4 álbuns anteriores. No segundo HIStory Continues, a primeira coleção de músicas inéditas.Vários músicos conceituados foram envolvidos no projeto, como David Foster, Jimmy Jam, Terry Lewis, R.Kelly, Dallas Austin, Bill Bottrell BoyzIIMen e Janet Jackson, sua irmã mais nova. Até o famoso jogador de basquete Shaquille O´Neal participou num rap da música 2Bad. Foram gastos 30 milhões de dólares em publicidade e propaganda para o lançamento da coletânea e subseqüente divulgação de cinco compactos. Foi a maior campanha de marketing já montada para promover um disco. A capa que mostra Michael como uma estátua, foi considerada a mais cara da história (estima-se US$ 1 milhão). O livreto que acompanha o CD duplo traz depoimentos de Elisabeth Taylor, Steven Spielberg e Jaqueline Kennedy Onassis. 

Selo: Epic Records / Sony Music Lançamento: 20 de Junho, 1995
Produção: Michael Jackson / Janet Jackson / Terry Lewis / Dallas Austin / David Foster / Bill Bottrell / R. Kelly
Vendas Mundiais: 23 milhões 


HIStory Begins

01. Billie Jean 
02. The Way You Make Me Feel 
03. Black or White 
04. Rock with You 
05. She's Out of My Life 
06. Bad 
07. I Just Can't Stop Loving You 
08. Man in the Mirror 
09. Thriller 
10. Beat It 
11. The Girl Is Mine 
12. Remember the Time 
13. Don't Stop 'Til You Get Enough 
14. Wanna Be Startin' Somethin 
15. Heal the World 

HIStory Continues

01. Scream 
02. They Don't Care About Us 
03. Stranger in Moscow 
04. This Time Around 
05. Earth Song
06. D.S. 
07. Money 
08. Come Together 
09. You Are Not Alone 
10. Childhood 
11. Tabloid Junkie
12. Bad
13. History 
14. Little Susie
15. Smile 

HIStory chegou à primeira posição na lista dos mais vendidos em 19 países e interessou 20 milhões de pessoas no mundo, que adquiriram uma cópia do álbum. Scream, um dueto de Jackson com a irmã Janet, foi escolhido como primeiro compacto promocional da semi-coletânea, em maio de 1995. Um videoclipe orçado em sete milhões de dólares foi produzido para acompanhar a canção. Nos Estados Unidos, Scream estreou em quinto lugar na Billboard quebrando um recorde de 37 anos, dos Beatles. O compacto tinha como lado-b a faixaChildhood, tema do filme Free Willy II.

O recorde foi superado mais uma vez por Michael Jackson três meses depois quando You Are Not Alone estreou na primeira posição. Um feito inédito e que seria igualado poucas vezes no futuro. O terceiro compacto de HIStory, Earth Song, tornou-se o maior sucesso do álbum na Europa. A canção não chegou às rádios nos Estados Unidos. 

SCREAM

Scream foi um dueto com a irmã Janet Jackson, que fez muitos fãs relembrarem os tempos do Jackson 5, por mais que a canção nada tenha a ver com o estilo do grupo formado por Michael e seus irmãos. Na música, Michael envia uma série de respostas a imprensa. Na canção ele se retrata como uma vítima da mídia (mais ou menos como ele fez na canção Leave Me Alone, onde desmentiu os boatos mirabolantes que os tablóides inventavam a seu respeito). Na música ele canta o seguinte trecho:

"Estou farto das injustiças/Você diz que estou errado/Então prove que você está certo."

Janet, que já havia colaborado com Michael na canção P.Y.T (Pretty Young Thing), resolveu participar da música, segundo ela, "por estar cansada de tantos absurdos", referindo-se às acusações de pedofilia contra seu irmão. Na época, Janet classificou a experiência de voltar a trabalhar com o irmão como "divertida" e "interessante". A música ainda traz uma versão "mais moderna" do new jack swing, estilo musical criado por Teddy Riley para o álbumDangerous.


Lançamento: 31 de Maio, 1995
Vendas Mundiais do Single: 2.5 milhões
Vendas Digitais: 41.000
Letras e Composição: Michael Jackson, Janet Jackson, Jimmy Jam e Terry Lewis
Produção: Michael Jackson, Janet Jackson, Jimmy Jam, Terry Lewis
Teclados: Michael Jackson
Mixagem: Bruce Swedien
Baixo: Jimmy Jam
Arranjos: Michael Jackson, Janet Jackson, Terry Lewis e Jimmy Jam
Arranjos (Vocal): Michael Jackson


No dia 14 de Junho de 1996, 63 milhões de norte-americanos pararam para assistir o primeiro vídeo de Michael Jackson na Era HIStory durante uma entrevista concedida por Michael e Lisa Marie Presley, esposa do astro na época, a jornalista Diane Sawyer. O videoclip de 4:46 minutos dirigido por Mark Romanerk e orçado em cerca de US$ 7 milhões, é considerado o clipe mais caro da história da música o vídeo consiste em uma sequência em preto-branco de Jackson e Janet dentro de uma nave espacial vagando pelo espaço. Sozinhos, fugindo da Terra, eles se divertiam e relaxavam ao mesmo tempo em que brincam com a ausência da gravidade.  


Além de deter o titulo de clipe mais caro do mundo o vídeo Scream é considerado histórico porque com ele os irmãos se tornaram os primeiros artistas a usarem a estética do anime em um clipe para a MTV.  Scream foi o resultado da poderosa invasão da cultura japonesa no mundo ocidental. Em época próxima, os Estados Unidos produziram os Power Ragers lembram?. Alias o brieing do clipe foi o desenho animado Akai Kõdan Zillion ou simplismente, Zillion como foi mais conhecido no Brasil transmitido no antigo Show da Xuxa no inicio dos anos 90.


Zillion, anime de grande sucesso nos anos 80, tendo sido produzido inicialmente para ajudar na divulgação e vendas dos brinquedos e jogos da SEGA, a série animada estreou no Japão no dia 12 de abril de 1987 e final foi ao ar no dia 13 de dezembro de 1987. Zillion fez parte por alguns segundos do video musical Scream.

Edição Especial do single Scream comercializado nos Estados Unidos com tiragem limitada em 2.000 cópias trouxe apenas duas faixas: (David Morales Def Radio Mix e The Single Edit Version). Detalhe exclusivo para o disco foi o poster de Michael Jackson em ''pose'' durante a Dangerous Tour.


A primeira vez que Janet Jackson trabalhou com o irmão foi em 1982 quando deu apoio nos vocais de PYT (Pretty Young Thing), single Top 10 do disco Thriller. Janet queria estar envolvida em todo o projeto da canção Scream, disse que era "muito divertido" trabalhar novamente com seu irmão além de ser uma experiência única e interessante.
Scream foi escrito, composto e produzido pelos irmãos Jackson, Jimmy Jam e Terry Lewis que já haviam trabalhado com Janet e produzido canções de sucesso. A faixa incorpora elementos de pop, R&B, hip-hop, funk e rock.


(*foto: Momento de discontração dos irmãos Jackson durante a gravação do vídeo Scream dirigido por Mark Rommanerk que durou duas semanas. Segundo Janet, trabalhar novamente com Michael foi uma experiência única e interessante)

History – Past, Present and Future o novo album do Rei do Pop Michael Jackson foi agressivamente divulgado em todo o mundo. A revista alemã Music News trouxe detalhes do álbum de Jackson; Black Or White Magazine revista especial dedicada aos fãs de Jackson e também comercializada na Alemanha trouxe matéria sobre o novo álbum HIStory. Outras revistas que trouxeram Michael jackson na capa e o seu novo disco foram a Bravo (Alemanha) e Poprocky que trouxe curiosidades do video clipe Scream


Com mais de 2 milhões de cópias vendidas o single Scream atingiu a #5 posição no Billboard Hot 100 (Estados Unidos) e a #3 no UK Singles Chart (Reino Unido). Uma segunda versão do single foi comercializada nos Estados Unidos e Europa (Inglaterra, Itália, França, Alemanha e Holanda) no dia 5 de junho; o chamado Scream: Single Edit 2 trouxe um plus na arte da capa e novos (remixes): Def Radio, Dave Hall's Extended Urban, Naughty Radio Edit with Rap and Classic Club:


Scream no Japão não chegou a ser um grande sucesso se comparado a outras faixas do álbum HIStory: Past, Present & Future – Book I que foram divulgadas, a canção ficou noTop 20 das mais executadas e o som não muito inovador mais ''pesado'' como Jam (Dangerous) não cativou o publico niponico. Porém, no mundo todo, Scream foi uma canção Top 3 vendendo milhares de cópias. A edição do single comercializada no Japão no formato snap-pack trouxe apenas três faixas: Scream (versão original e edição para as rádios) e o single b-side Childhood


Como quase todos outros video-clipes de Michael Jackson a coreografia está presente. ParaScream o Rei do Pop chamou a conciderada Melhor Coreografa da América, Tina Landon, que já trabalhou no clipe Smooth Criminal auxíliando também Jackson na coreografia. Landon já trabalhou com vários artistas tais como:  Britney Spears, Christina Aguilera, Kelly Clarkson, Mýa, Shakira, Pink, Jennifer Lopez, Ricky Martin, Tina Turner, Anastacia, Jay-Z, Samantha Mumba, Lil' Kim, Aerosmith, Marc Anthony, Prince, Deborah Cox, The Pussycat Dolls, Kelly Osbourne, Mariah Carey, Faith Hill.


A coreografia de Scream é bem simples se comparado com a de Thriller , com esse ritmo, a dança do clipe ganhou o prêmio MTV Video Music Awards em 1995 como Melhor Coreografia: - aprenda e tente fazer os passos de danção de Scream: 


Sony Music e Epic Records comercializaram nos Estados Unidos e Europa o chamado 12'' inches, por aqui conhecido como o vinil ou LP. O disco do single Scream foi lançado com cópias limitadas, estima-se que a gravadora distribuiu um lote de 3.000 cópias do single; nos tempos modernos de hoje esse disco é bastante procurado por colecionadores; Scream - LP no mercado mundial chega ao valor de U$30,00:


Em 1995 a modinha musical no Reino Unido era o som electro-pop, muitos mais muitos mixes batidas vibrantes e psicodélicas. A gravadora de Michael queria entrar nesse mercado então, lançou dois singles exclusivos da musica Scream no Reino Unido. As chamadas versõesScream: Red and Blue  foram comercializadas no país com pouco sucesso, a canção mix Scream (Naughty Main Mix)]que foi divulgada nas radios da Europa ficou apenas na #43 posição.


As figuras abaixo mostram os LP’s exclusivos distribuídos pela Sony Music UK para DJ’s com o objetivo de divulgar o mix Scream Naughty Main e suas versões: Naughty Pretty-Pella e Naughty A Cappella. Apesar de sewr uma nova melodia para Scream, hit que ficou na #3 no chart do Reino Unido a ''nova'' musica não pegou na Europa como o mix da musica Black Or White Cole e Civilles Mix e teve que se contentar ficar no Top 50 das canções mais tocadas.



Comentários