Bad (Informações e Curiosidades)


Durante 2 anos Michael ficou longe do publico e da mídia. Ele ficou nesse tempo produzindo musicas para seu próximo álbum, o qual estava determinado a ser melhor que Thriller. Jackson escrevia musicas o tempo todo, oito delas foram escolhidas por Quincy Jones para serem gravadas para o proximo album: Bad que teve o seu lançamento mundial em 31 de agosto de 1987 exceto na Inglaterra, por causa do feriado bancário neste dia. Para a mídia especializada, o álbum era pouco ousado e uma decepção na comparação com Thriller (1982) ou Off The Wall  (1979); em contrapartida, o público respondeu bem e fez de Bad um grande sucesso vendendo 33 milhões de cópias em todo o mundo !

Selo: Epic Records / Sony Music
Lançamento: 31 de Agosto, 1987
Produção: Quincy Jones / Michael Jackson
Vendas Mundiais: 36 milhões


1. Bad
2. The Way You Make Me Feel
3. Speed Demon
4. Liberian Girl
5. Just Good Friends
6. Another Part of Me
7. Man in the Mirror
8. I Just Can't Stop Loving You
9. Dirty Diana
10. Smooth Criminal

O álbum entrou direto no primeiro lugar tanto no chart americano dedicado à música Pop quanto naquele dedicado à música Black, mantendo o topo, respectivamente, por 6 e 18 semanas. No primeiro chart, o álbum permaneceu por 87 semanas, 38 das quais no Top 5. Isto quebrou o recorde de 26 semanas no Top 5, que era de "Hotel California", dos Eagles. Na Grã-Bretanha, Bad foi o álbum mais vendido por 5 semanas e ficou nos charts por 109 semanas consecutivamente.

Bad  um recorde de nove canções lançadas como compacto. Cinco delas chegaram à primeira posição nos Estados Unidos: I Just Can't Stop Loving You, Bad, The Way You Make Me Feel, Man in the Mirror e Dirty Diana. Foi a primeira vez que um artista colocou cinco músicas de um mesmo álbum em primeiro lugar. Bad assim como suas músicas e seus videoclipes fantásticos, trouxe outras canções como: Speed Demon,  Leave me Alone, Just Good Friends,  (dueto com Stevie Wonder), Another Part Of Me e o clássico absoluto Smooth Criminal, além disso temos músicas sedutoras e bem feitas como Liberian Girl. Bad é um album obrigatório para quem procura conhecer a obra desse mito da cultura pop mundial.

I JUST CAN'T STOP LOVING YOU

Michael Jackson e o produtor Quincy Jones entram no estúdio D, do famoso Westlake Studios na Califórnia, para começar a gravar o sucessor do álbum "Thriller", intitulado "Bad"; finalmente depois de espectativas e dois anos de atraso, na manhã do dia 8 de agosto do ano de 1987 ao ligarem a radio, os americanas puderam ouvir a balada romântica I Just Can't Stop Loving You,  era então o primeiro single do disco Bad. Dueto com a estreante Siedah Garrett, a canção tounou-se um dos compactos mais vendidos do disco Bad conquistando as posições máximas nas rádios de todo o mundo. De fato a balada romântica é inesquecível, seja cantada ou na grande performance de ambos.


Lançamento: 20 de Julho, 1987
Vendas Mundiais do Single: 2.8 milhões
Vendas Digitais: 260.000
Letras e Composição: Michael Jackson
Produção: Michael Jackson e Quincy Jones
Piano: John Barnes
Violão: Dann Huff
Bateria: N'dugu Chancler
Percursão: Paulinho da Costa
Arranjos (Vocal): Michael Jackson


A riqueza e diversidade da música de Jackson vai muito além daquilo que costumamos ouvir e ver na grande mídia. I Just Can't Stop Loving You traz sua voz suave e instrumental que dialoga tanto com o folclórico e antigo quanto com o moderno. Essa bela canção pode ser comparada quanto ao seu sucesso atingido em 1995 com a faixa You Are Not Alone, um outro hit romântico do vasto repertório de Michael Jackson. 


A diversidade dinâmica da balada radiofonica é incrível com o seu refrão bacana e contagiante, mostrando a versatilidade de Jackson como vocalista sempre presente na qualidade de seus trabalhos. Além da performance de Billie Jean, Beat It e Thriller, um dos pontos mais altos daBad Tour foi quando Michael entra no palco cantando: I Just Can't Stop Loving You ao lado da até então desconhecida Sheryl Crow, o hit leva o ouvinte a viajar literalmente no tempo, com seu clima.

Michael Jackson voltava a ser destaque nas capas de revista de todo o mundo. Em agosto de 1987 uma revista da França trouxe um especial contando detalhes sobre o novo álbum do Rei do Pop; a Rock e Pop também informou aos seus leitores o grande retorno de Michael Jackson. Outras edições sobre o lançamento de Bad foram destaque nas revistas Le Fígaro eVEA. (que noticiou uma manchete tabloídesca).


Originalmente I Just Can't Stop Loving You foi composta em 1982, mas se mateve no arquivo até 1987 quando foi revisada por Jackson; a primeira versão de musica é diferente da atualmente conhecida era mais longa e tinha uma introdução susurrada. O hit #1 de Michael escalou nas paradas antes mesmo do álbum ser devidamente lançado:


Na edição original da musica a letra dramática é marcada pela introdução sexy de Michael: ''Eu só quero deitar um pouco ao seu lado. Você está tão linda esta noite. Seus olhos são tão formosos. Sua boca é tão doce. Muitas pesssoas se enganam ao meu respeito. Porque não me conheçem''.
Segundo Michael, ele estava deitado quando fazia isso; jogado na cama e inventando... foi quando criou esse trecho no escuro. Quando novas copias do disco entraram no mercado em meados de 1988, a canção I Just Can't Stop Loving You foi editada e a introdução de Michael foi tirada.

I Just Can't Stop Loving You foi a canção mais rapida a chegar na #1 posição nos Estados Unidos dos anos 80, superando até musicas como Billie Jean, Beat It e até mesmo Black Or White; todos estavam mesmo anciosos em escutar o novo trabalho de Jackson pós-Thriller. I Just Can't Stop Loving You estreou em #37 posição no Hot 100 da Billboard, dias depois já figurava na #16 e tempo depois conquistando a liderança do Chart na américa e permanecendo por sete semanas nessa posição; As vendas desse single atingiram marcas superiores ás 2 milhões de cópias.


A musica foi bastante divulgada na época; lançada em diversos formatos: Vinis, Mini-cd's; Cd's e K-7. I Just Can't Stop Loving You se firmou como um dos melhores desenpenhos nas radios de Michael Jackson depois das canções Billie Jean  e Beat It. No Japão, a canção ficou na #7 das + tocadas e o seu single foi lançado em um formato inedito até então: - a foto abaixo mostra o chamado mini-disc do single I Just Can't Stop Loving You,  o disco vinha com a faixa-bonus Baby Be Mine, canção do seu álbum Thriller.


Eu simplesmente não consigo parar de te amar (se traduzido no português) liricamente é uma simples canção de amor; os acordes perfeitos e o toque dos teclados provocam um ''sentimento verdadeiro'', Jackson se sente confiante em passar a mensagem, e consegue.
Muitos seguidores do Rei do Pop deve saber que essa musica foi gravada em dois idiomas o primeiro, na língua Espanhola: Todo Mi Amor Eres Tu e a segunda versão em Francês: Je Ne Veux Pas La Fin De Nous – Abaixo single promocional Espanhol, uma edição limitada com o álbum Bad foi lançada no país:


Para a gravação de I Just Can't Stop Loving You Quincy Jones queria um dueto de (peso), ele convidou as cantoras Barbra Streisand, Aretha Frankiln e Whitney Houston para gravar mas devido a compromissos ambas as artistas não puderam dedicar seu tempo. Com receio de ouvir mais negativas, Quincy Jones optou por convidar a estreante e desconhecida Siedah Garrett.


Garrett formou o par o perfeito de Jackson na balada romântica, a cantora e compositora norte-americana indicada a um prêmio Oscar descoberta pelo produtor Quincy Jones em 1986 é também lembrada e por escrever sucessos para Patti Austin, Aretha Franklin, Vannesa Williams e Paula Abdul. Siedah Garrett não foi convidada para participar da Bad Tour pelo devido motivo: divulgava seu primeiro álbum Kiss Of Life, o único da breve carreira. Mas ela teve uma segunda oportunidade de atuar ao lado do Rei do Pop, Jackson convidou a artista para ser backvocal da Dangerous Tour e peformar o hit I Just Can't Stop Loving You.

Quando I Just Can't Stop Loving You liderava o ranking Billboard das canções mais ouvidas da américa do norte, o selo Epic anuncia que Bad, está pronto, e que vai ser lançado no dia 31 de agosto em cassette, vinyl e CD. Oito das dez canções são assinadas por Michael, assim como a canção bônus do CD, Leave me Alone.


Porém, antes do lançamento do disco um pequeno problema na produção de Bad surge. A capa original do álbum, que mostrava um close do Rei do Pop coberto por uma renda preta, foi rejeitada por Walter Yetnikoff, presidente da CBS Records. A capa final acabou sendo uma foto tirada durante um intervalo de 15 minutos das gravações do vídeo de Bad

Bad: Edícion Especial. Assim foi comercializado em cópias limitadas a versão do vinil Bad no México que de ''bonus'' trouxe o single hit #1 em todo o mundo I Just Can't Stop Loving You e sua edição em espanhol: Todo Mi Amor Eres Tu:


Seus fãs e o mundo aguardavam com anciedade o lançamento do disco que iria superar as copias atingidas com Thriller. Os fãs americanos foram os primeiros a ouvirem a balada romântica I Just Can't Stop Loving You, semanas antes do lançamento do disco Bad milhares de rádios dos Estados Unidos receberam o vinil promocional. Detalhe para os vinis distribuido nos Estados Unidos e Brasil, a figura de Michael Jackson ainda não foi revelada:


Originalmente o disco de 1987 trouxe 10 musicas: Bad / The Way You Make Me Feel / Speed Demon / Liberian Girl / Just Good Friends / Another Part Of Me / Man In The Mirror / I Just Can’t Stop Loving You / Dirty Diana e Smooth Criminal.  A faixa Leave Me Alone esteve disponível apenas nos vinis Europeus, estratégia da CBS Records em ''ganhar'' mais fãs de Jackson.

Como garoto propaganda da Pespi-Cola (Artista Exclusivo) -  ''Choice of a New Generation'' a CBS lança em conjunto com a companhia também na Colômbia o álbum de Bad. A promoção funcionava desse jeito: na compra do refri + algumas tampinhas e dinheiro voçê poderia tirar seu vinil Bad:


No Canadá a CBS Records distribuiu a imprensa uma espécie de ''livro'' promocional do álbum Bad. O book de 5 páginas, em seu conteúdo traziam informações do ''novo''’ de Michael Jackson, letras e detalhes da sua produção, assim como a biografia e discografia completa de Jackson e a Turnê Mundial que vinha divulgar o disco nos quatro cantos do mundo:


The Thill Is Back !!! 10 Brand New Hits !!! - assim foi o titulo da promoção de Bad nos Estados Unidos. Uma edição especial e super-limitada desse disco foi lançada na América, a novidade não estava em faixas adicionais, mas sim na figura adesiva com a foto de Michael Jackson. Bad: Special Sticker Edition também é um item mais procurado pelos colecionadores do Rei do Pop, estima-se que o valor desse vinil esteja na casa dos US$ 47.40.


BAD

Com uma sonoridade moderna, ousada e produção impecável, precursor, à frente de seu tempo e ditando tendências, a faixa-titulo flerta abertamente com ritmos não tão introspectivos mas bem elaborados, carregado, mas na medida certa. Michael conquista emBad a clareza de direcionamento e o amadurecimento musical. Seguido por uma grande campanha de marketing global e a euforia por dos fãs e da imprensa o single tornou-se um mega-sucesso: #1 na América e permanecendo nessa posição durante seis semanas:


Lançamento: 07 de Setembro, 1987
Vendas Mundiais do Single: 2 milhões
Vendas Digitais: 315.000
Letras e Composição:  Michael Jackson
Produção:  Michael Jackson e Quincy Jones
Trupetes:  Gary Grant e Jerry Hey
Violão:  David Williams
Bateria:  John Robinson
Percursão:  Paulinho da Costa
Saxofones:  Kim Hutchcroft e Larry Williams


O video da musica titulo com seus 18 minutos foi escrito por Richard Prince e dirigido pelo mestre da sétima arte: Martin Scorsese, seu lançamento sofreu com o perfeccionismo de Michael: 1.5 milhões de dólares.
O mini-filme conta do jovem Daryl (Michael Jackson) que acaba de terminar os estudos numa escola particular; ele retorna a sua cidade abandonada e logo se depara com seus velhos amigos. No primeiro momento, apesar de ser recebido com alegria Mini Max (Wesley Snipes) percebe que Daryl voltou diferente, em particular tornou-se incomodo para o grupo quando Daryl mudou seu jeito de pensar em relação ao crime.


Na tentativa de mostrar a seus amigos que é ainda Daryl vai até uma estação de metrô tentar fazer algo para mostrar a eles que ainda é o dono das ruas; Daryl não consegue assaltar um senhor e pede para ele fugir dos seus amigos que iriam ajuda-lo a fazer o serviço. Mini Max diz a Daryl que ele não é Bad e apartir daí os primeiros acordes da canção começa: Who's Bad.

Houve um tempo em que as pessoas passariam a comprar discos somente para ver. Esse tempo era a época dos vinis e isso era moda. A Epic Records e a CBS comercializou um lote com dezenas de unidade do chamado Vinyl-Picture de Bad para abastecer os fãs colecionadores de todo o mundo até mesmo no Brasil o Vinyl-Picture de Bad foi comercializado:


Começam os preparativos para primeira turnê de Michael Jackson sem seus irmãos e como afirmava seu empresário Frank DiLeo numa jogada de marketing: a última turnê de MJ. Como parte promocional da Bad Tour e com o apoio da Pepsi-Co e (Nippon Telegraph and Telephone) foi distribuido para a imprensa o livreto: Michael Jackson: Bad Tour – Japan 87 em que traziam imagens dos colaboradores do álbum Bad, Quincy Jones, Bruce Swedien, entre outros que fizeram parte do projeto, o item promocional também fornecia informações sobre datas dos shows que seriam realizados no Japão:


Lançado oficialmente em  1963 a fita cassete foi uma revolução difundindo tremendamente a possibilidade de se gravar e se reproduzir som. Em 87 a CBS Records (Sony Music) comercializou o extinto K-7 do álbum Bad de Michael Jackson, lançado nos principais polos fonográficos do mundo a fita tambem foi vendida por aqui e na Ásia e Europa:


Particularmente conhecido por suas músicas satirizando a cultura popular e paródias de músicas contemporâneas, seus trabalhos renderam-lhe três discos de ouro, cinco de platina nos Estados Unidos e 12 milhões de cópias vendidas em todo o mundo. Weird Al" Yankovicvoltou no ano de 1988 com uma nova satira; agora ele é FAT não, BAD, primeiro single do álbum Even Worse:


Fat foi a segunda canção-parodia que "Weird Al" fez de Michael Jackson, a primeira foi Eat It que satirizou o hit de 1984 Beat It. Fat não chegou ao Top #1 como a sua trilha original, alcançou a #99 posição no Chart Billboard nos Estados Unidos; mas o prêmio maior do humorista não foi o número de vendas atingidos mas sim o reconhecimento do poublico que fez com que ganhasse o Grammy de 1988 como ''Best Concept Music Video'' com seu engrassadísmo clipe com vários ''gordinhos''. Vejam abaixo a comparação dos clipes: Fat x Bad.


Na Holanda e em parte da Europa faltando quase uma semana para o lançamento oficial do disco Bad no mundo, foi comercializado como um item promocional para as rádios o LP chamado:9 Fragmenten Uit De Nieuwe Elpee Bad. O álbum trouxe as 9 canções originais. A volta de Michael Jackson com o novo de inéditas aqueceu novamente o mercado fonográfico, 9 Fragmenten Uit De Nieuwe Elpee Bad não foi lançado no mercado mas hoje o LP é disputado por fãs colecionadores por ser bastante raro: 


Normalmente usados como passatempo quebra-cabeça é um jogo onde o raciocínio é bem mais importante que a agilidade e a força física. Entre os anos de 1988 e empresa Jigsawcomercializou na Europa o quebra-cabeça de Bad 


Na companhia de Sophia Loren, Michael Jackson comparece ao premio anual American Cinema Awards. Com belo terno e uma gravata de diamante, o rei do pop e a atriz italiana prestigiam o evento que busca premiar os melhores curtas e longa metragem produzido na terra do Tio Sam. Curiosidade: Em 1990 Michael Jackson foi o grande homenageado no American Cinema Awards na ocasião ele ganhou o premio de Entreterner da Década.


Itens para mobília foram lançados e ainda estão sendo comercializados no mundo todo porém, a grande maioria deles são (piratas). A primeira figura mostra um quadro que se assemelha a placas de discos quando uma determinada marca de copias vendidas de um álbum é alcançada. A segunda versão também referente ao disco Bad foi lançada no Reino Unido com uma tiragem unica de 1.000 cópias:


Para os shows do Japão (inicio da turnê mundial de Bad) a  CBS Records distribuiu como item souvenir o LP picture do vinil de Bad nos shows. O disco tabem foi comercializado do lado de fora dos estádios onde Michael apresentava-se. Bad: Pepsi Vinil-Picture foi distribuído em cópias limitadas na Europa como parte promocional da empresa de refrigerantes:


Comentários