Bad (Informações e Curiosidades) ultima parte


Dirty Diana entrou na setlist da Bad Tour na sua segunda parte em 1988. Michael desenvolve uma performance impecável porém não consegue alcançar as notas mais altas da canção o que são substituídas pelos acordes metaleiros da guitarra de (Jennifer Batten). Quando assistido pela primeira vez em LIVE os fãs tendem a prestar atenção que Michael se apressa para terminar a musica.. mais quem sabe mesmo.. canta ''ao vivo''


A edição de número 277 do mês de Março de 1988 do HQ Mad trouxe o personagem principal com a pose de Michael Jackson estilo Bad na capa.Para os fãs quenunca ouviram falar de Mad é uma revista de humor norte-americana que traz sátiras de todos os aspectos da cultura popular americana, neste caso o sucesso de Bad:


Muitos pensavam que Dirty Diana  era uma canção escrita para Diana Ross (a paixão platônica de Michael) como descrevia a mídia tabloidesca. Explorando esse lado junkie a Motown Records não mediu esforços para lançar a compilação Michael Jackson and Diana Ross: Love Songs, o disco lançado em vinil e K7 trouxe 14 canções 7 de Michael (Got Be There, Bem, One Day In You Life e entre outras) e 7 de Diana (Ain't No Mountain High Enough, Endless Love..).


De acordo com Jackson em uma entrevista para Barbara Walters sem 1997,  Dirty Dianaestava para ser apresentada na sua performance ao vivo no estádio de Wembley durante aBad World Tour na Inglaterra, no entanto, Jackson sentiu que a canção seria um insulto à princesa Diana que estava no show, assim ele resolveu não cantar.
Logo depois Diana informou-lhe que a canção era na verdade uma de suas preferidas. Abaixo a primeira foto. mostra o momento exato em que Diana Prevela seu gosto por Dirty Diana (Michael cai na risada), e a foto seguinte Jackson recebe das mão da princesa o premio especial pelas vendas de seus discos (Off The Wall, Thriller, e Bad) no Reino Unido:


Depois do sucesso do Boneco Thriller a empresa japonesa Hot Toys lança o bonecoBad/Dirty Diana de Michael Jackson. Com 30cm de altura e licenciado pela empresa de MJ a Triumph International o brinquedinho de gente grande comtraje altamente detalhado de seu estilo tem 38 pontos de articulação e detalhadamente perfeito..preço..U$ 300 dólares.


Michael Jackson é capa da Right On nos Estados Unidos com o furor dos fãs na Bad World Tour que estava de passagem na América do norte. Nosso Rei da musica pop internacional também foi capa de outras revistas durante a divulgação do single Dirty Diana como a Top 10(Holanda) Vecko Revyn (Suécia) e Tele Poche (França)


ANOTHER PART OF ME

Produzida em parceria com Quincy Jones, Another Part Of Me foi o sexto single que divulgou o álbum Bad em 11 de julho de 1988, originalmente escrita e composta para o filme da DisneyCaptain EO essa canção conseguiu #11 posição no Chart ot 100 da Billboard e a #1no R&B Singles. Com vendas pouco mais de 900.000 cópias Another Part Of Me quebrou a seqüência de #1 que começou com (I Just Can’t Stop Loving You, Bad, The Way You Make Me Feel, Dirty Diana e Man In The Mirror) nos Estados Unidos. 


Lançamento: 11 de Julho, 1988
Vendas Mundiais do Single: 920.000
Vendas Digitais: 75.000
Letras e Composição: Michael Jackson
Produção: Michael Jackson e Quincy Jones
Sintetizador: Michael Jackson, Quincy Jones e John Barnes
Arranjos: Michael Jackson, John Barnes e Jerry Hey
Bateria: John Robinson
Vocais: Michael Jackson
Strings: John Barnes


Lançado oficialmente em 1988 semanas depois do disco chegar as lojas, o video clipe deAnother Part Of Me foi dirigido por Patrick Kelly que filmou dois concertos da Bad World Tour (na França e Inglatera) com Michael Jackson em performance sensacional desta musica. Transmitido pela MTV em um especial de meia-hora de duração que falou sobre a turnê esse vídeo os moldes do antecessor Dirty Diana que também foi filmado ao vivo em um show realizado em Kansas City nos Estados Unidos.


Michael Jackosn escreveu esssa canção para a trilha do  filme Captain EO em meados de 1984; revisada em 1986 para fazer parte do álbum Bad, Another Part Of Me é o que podemos de chamar de uma canção a frente do tempo, com o som pesado de sintetizadores tocados pelo próprio Rei do Pop ninguém pode dizer que já ouviu uma canção como esta antes não é?. O ritmo, o groove e sua melodia atrai o ouvinte a querer escutar mais de uma vez é uma musica. 


O Rei da musica pop é capa da Suomen Kuvalethi uma revista publicada na Finlândia; o sucesso de Michael Jackson com a sua Bad Tour traz as capa da revista VI UNGE na Dinamarca e Stars Magazine: Michael Jackson 15 Posters En Concert (França) trazem a coleção de pôsteres de Michael:


Como era típico para o lançamento no Japão a gravadora comercializa em 1988 o single exclusivo de Another Part Of Me no formato diferente de outras versões mundiais. O mini-disco original chamdo de 3''single veio com 2 faixas Another Part Of Me (Álbum Version) e (Acapella). 


Permanecendo ainda no país do sol nascente foi lançado exclusivamente por lá o CD Intrumental Collection  o disco com os hits de Michael Jackson somente instrumental. No álbum que conta com 7 faixas: Billie Jean / Thriller / Bad / The Way You Make Me Feel / Man In The Mirror / Dirty Diana / Another Part Of Me teve um re-lançamento em meados de 1996.


Uma edição super-limitada foi distribuída nas lojas da Inglaterra. Para o mega concerto noWembley Stadium uma promoção da gravadora em companhia com radio local distribuiu em apenas 30 cópias do single Another Part Of Me com uma surpresa para os fãs: O ingresso do show e com direito a passagem para o backstage. Claro que a euforia dos fãs foi intensa porem somente 30 sortudos teve a chance de levar para casa o single e o ingresso para o show inesquecível.


Abaixo a foto mostra o CD Promocional mais disputado e mais caro (estima-se cerca de U$120 dólares) de Another Part Of Me. O disco é o único que trouxe 5 faixas: Single Mix, Extended Dance Remix, Radio Edit, Dub Mix e A Capella


Nos Estados Unidos quando a turnê Bad passou em mais de 10 cidades uma jaqueta promocional foi comercializada nos locais dos concertos. Confeccionada de lã pura com mangas e gola de couro preto, o logotipo de Bad vermelho e bordado no peito esquerdo é o destaque assim como as pernas moonwalking de Michael. A Jaqueta Bad foi vendida numa edição limitada.


A Epic Records lança promocionalmente em conjunto com a Monster Cable (empresa que produz acessórios eletrônicos) o CD especial chamado Bad: The Mixes. Com 6.000 cópias limitadas o disco trouxe 13 faixas (remixadas) como a faixa titulo na sua versão Bad(Extended Dance Mix)


No Reino Unido e partes da Europa foi lançado o box Souvenir Single Pack uma edição limitada com 5 discos vinis com os principais singles hits de Bad. As versões presente nesse vinil especial que foi comercializado dentro do local do show de Michael era de edições remixadas e extendidas até instrumentais como de The Way You Make Me Feel, Man In The Mirror e Dirty Diana.


Lançado em diversos formatos Another Part Of Me apesar de conquistar apenas a #11 posição no ranking de canções mais tocadas nos Estados Unidos e a #15 no Reino Unido a musica foi bem distribuída mais não ganhou uma promoção de peso se comparado aos hits Bad e The Way You Make Me Fell. Abaixo a versão limitada Picture do single:


Durante a passagem da turnê Bad na Ásia Michael Jackson visitou o famoso estúdio de fotografia o Clearwater Bay em Hong Kong. Michael vestiu trajes típicos daquele pais numa sessão de flashes divertida e rica em detalhes.


Smooth Criminal foi o sétimo single que divulgou o álbum Bad em outubro de 1988. Desenvolvida especialmente para o musical Moonwalker na sequência em que Michael canta a música no filme, ele deve salvar uma garotinha (Annie) das mãos de um perigoso vilão (Mr. Big). A sequência foi reduzida para um videoclip curto chamado Smooth Criminal Radio Edit,  onde a música é apresentada em sua versão curta, ou seja, na versão que consta no álbum e que é exibida pelas rádios do mundo todo. A letra da canção conta a história de Annie, uma jovem que é atacada em seu apartamento por um assassino.


Lançamento: 24 de Outubro, 1988
Vendas Mundiais do Single: 1.9 milhão de cópias
Vendas Digitais: 420.000
Letras e Composição: Michael Jackson
Produção: Michael Jackson e Quincy Jones
Mixagem: Bruce Swedien
Arranjos: Michael Jackson
Bateria: John Robinson
Pecurssão: Ollie E. Brown e Paulinho Da Costa
Guitarra: Paul Jackson Jr


Dirigido por Colin Chilvers, para a produção do o clipe de Smooth Criminal foram necessários cerca de 2 meses e somente 2 milhões de dólares gastos. Na seqüência da dança no o estilo de Jackson em dançar e se vestir no fez muito sucesso na época e acabou virando enredo de um jogo lançado pela Sega. A versão original do curta Moonwalker tem 9 minutos e 21 segundos e é a versão mais completa, onde inclui os pontos interativos de dança e inclui os seis segundos finais, que reproduzem o som de uma porta se fechando. Já na versão do álbum Bad, a duração é de 4 minutos e 19 segundos. 


Smooth Criminal chegou a #7 posição no hot 100 da Bilboard e no Reino Unido a musica ficou classificada na #8; tanto na Espanha, Bélgica, Holanda, Israel e Dinamarca o sétimo single extraído do disco Bad ficou no topo em #1. Abaixo foi lançado na Europa edições especiais do single com uma cover diferente que divulgou o filme Moonwalker:


Smooth Criminal dá a partida para o lançamento do filme Moonwalker e Michael é capa de diversas de revistas na época. Video Now uma publicação britanica traz nas suas paginas detalhes sobre o filme de Michael já a revista norte-americana Right On! sai em turne com Michael (na capa mostra o artista em ritmo de Come Together). Outras capas que dulgaram o single e o filme de Michael foram a OKEJ  (Suécia) e 130-Extra publicação na Malásia.


A gravadora lança o box-set de Smooth Criminal no Reino Unido em 1988. O lindo vinil trouxe além da faixa principal na sua versão álbum e instrumental 4  do vídeo Smooth Criminal. Atualmente O single-box como é chamado é um dos artigos mais procurados por fãs.


Um dos maiores dançarinos de musicais de todos os tempos foi homenageado por Michael Jackson em Smooth Criminal. De terno branco e Fedora Michael presta homenagem a Fred Astaire,  que atuou brilhantemente no musical The Band Wagon de 1953 (detalhe para o terno branco com tons azul copiados por Jackson e o ''estilo ganster'' – uma homenagem para Astaire)


Lançado a 22 anos atrás pela Epic e Advent Calendar comercializado também no Reino Unido o pôster de edição limitada com 25 fotos exclusivas de Smooth Criminal-Moonwalker. O pôster fez parte também de algumas versões especiais do single porem na versão vendida nas bancas trouxe um adicional de novas imagens de Michael em performance de SC.


O single japonês de Smooth Criminal também foi lançado e em vendas ficou somente atrás de Man In The Mirror e a canção Bad. Comercializado em um formato diferente das versões mundiais esse single além da capa traz o cd mini que funcionava em players exclusivos no país:


O truque usado por Jackson e seus bailarinos em Smooth Criminal, é um sapato especial, desenvolvido por Jackson e alguns colaboradores e batizado de sapatos de lean. Os adereços necessários para que o sapato produza o efeito The Lean foi patenteado nos EUA por Jackson em 1993. O efeito consiste em estacas que se elevam do chão no momento propício onde Michael enrosca seu sapato e com o auxílio de uma tornozeleira, empurra seu corpo para frente e apoia seu peso nos calcanhares. Dessa forma, ele produz uma ilusão óptica de anti-gravidade, mas na verdade ele está "rosqueado" no chão.


Forbes uma revista de economia, finanças e negócios norte-americana disse em 1988 que Michael Jackson foi o artista que mais tinha faturado 120 milhões de dólares. Uns dos produtos mais curiosos que depois virou moda entre famosos (Michael foi o pioneiro como sempre) era oChocolate do Rei do Pop nos sabores amargo e ao leite branco e preto:


O impacto de Michael Jackson na cultura popular global é mais evidente do que nunca. Sua passagem sublinhada tem um amor e admiração que estendeu seus 50 anos neste planeta - e claramente seu legado irá continuar. Na década de 80 o Rei da musica pop assinou um contrato exclusivo com a empresa norte-americana  L.A Gears nacionalmente conhecida por produzir tênis e sapatos. Os exclusivos Michael Jackson L.A Gears foram criados por Michael e inspirado no seu look Bad:


Assim quando começou a divulgar Bad Michael Jackson ainda morava na casa dos pais na cidade de Encino. Michael Jackson saiu de casa para promover Bad no mundo com sua turnê (ele ainda nem pensava em deixar a família e ter seu próprio lar). Sua mãe Katherine foi capa de uma publicação alemã e mostrou para o mundo a mansão da família Jackson:


Comentários