Entrevista á Albert Watson Fotógrafo da sessão de Invencible “Será que algum dia veremos estes retratos”?
Como iam fazer, á princípio a sessão de fotos?
No princípio a idéia era fotografá-lo em Tóquio para Blood on the Dance Floor, mas quando cheguei e já tinha preparado tudo no estúdio, Michael estava doente com um resfriado e não podia tornar a sessão assim que eu voltei e acabei usando uma ilustração.
Pouco tempo depois ele me ligou para dizer o quanto ele lamentou não poder fazer as fotos em Tóquio, mas gostaria de faze-la nos encontramos duas semanas depois, no Four Seasons, em Nova York. Nós estávamos lá e bebemos alguma coisa juntos. Quando eu digo bebemos quero dizer ‘água potável’, sem álcool.
Foi muito, muito simpático. Encantador. Eu sempre vou me lembrar de seu forte e decidido aperto de mão . Ele estava muito seguro sobre a sessão de fotos mas também queria me dar liberdade. E disse: “Você é o artista assim tem completa liberdade.” Eu disse, “Eu tenho essa idéia com espelhos e eu acho que você vai ficar bem … “Uma pista de dança e uma barra no centro dela, como uma barra de stripper, que possa usa-la “ e disse me que soava genial ..
Então eu fiz retratos seus e dançou durante 20 minutos, o que é muito tempo, na verdade. Eu o fotografei dançando e foi muito profissional. Não quis nem cabeleireiro nem maquiador no set Ele escolheu um terno e perguntou se eu gostava. Estava realmente bem .
Ele escolheu o traje para si mesmo?
Sim e não. Entre 3 ou 4 trajes ele escolheu um e foi assim .
Qual era o propósito dos espelhos, tentou recriar a foto que fez Jack Nicholson (em 1998)?
Ele tinha visto a reportagem e gostou muito eu sugeri fazer um longametragem de imagens no espelho dividindo as partes, tornando a história mais artística, o que ele amava. Ele disse que o quanto mais artístico melhor.
Como foi Michael no dia da sessão?
Ele era muito amávevel. Ele chegou à 10:15 e conduziu seu carro até o meu estudio. Fechamos a porta atrás dele, e ele se preparou durante uma hora com sua maquiadora e cabeleireiro e depois discutimos as roupas. Primeiro eu fiz o retrato e depois dele dançando. Foi fantástico. Ele foi super profissional, super simpático, agradável , muito educado com todos. Ele agradeceu a todos eles quando terminou. Foi um prazer absoluto. No dia seguinte, ele voltou e repetimos um segundo retrato. Ele queria tentar outra idéia e assim fez outro retrato no segundo dia.
Qual foto escolheu para a capa?
Ele usou o retrato do segundo dia para a capa e havia ainda outra que do primeiro dia.
Será que algum dia veremos estes retratos?
Possivelmente, no futuro, usarão para alguma coisa. Tecnicamente pertencem ao Estado. Na verdade, pertencem a Sony. Mas nós acordado no contrato que teria controle artístico sobre as fotografias para uso em livros e exposições.
Então você está planejando fazer um livro ou uma exposição destas fotografias?
Não. Sempre farão parte por exemplo as fotos de uma restropectiva exposição anteriormente feita
Quantas fotos fez para a sessão?
Eu acho que seria de cerca de 200 fotos dele dançando e para o retrato foram muito menos, cerca de 20.
Pode escolher as fotos para o álbum ou foram Michael e Sony que os escolheram?
Foi uma combinação de ambos. Seguiram minhas recomendações.
Você tem uma foto favorita da sessão?
Não. Toda a experiência em geral foi muito boa. Ele é tão profissional. Michael gostava de trabalhar. As pessoas foram tão profissionais e organizados de modo que apreciou isso.
Ele teria escolhido esta foto para a capa?
Foi sua escolha e eu acho que desde o início teve a idéia de uma imagem com diferentes cores e tons para a capa do álbum e fotos dentro dele . Esta foi a idéia básica da capa.
Qual foi a idéia de Blood on the Dance Floor?
Para BOTDF tinha feito uma pista de dança especial e ia fotografá-lo de cima e de baixo. Em uma delas, a pista de dança seria dominante e o outro seria apenas um pedaço muito pequeno de com ele contra um fundo branco. Essa foi a idéia, mas estava doente e não podia fazê-lo. Ele me pediu para ficar uma semana, mas não podia porque tinha outros compromissos. Foi uma grande experiência.
Se pudesse fotografar a Michael novamente, onde e em que contexto você gostaria de faze-lo?
Fale com ele brevemente sobre a possibilidade de fazer uma reportagem na rua, porque ele sempre foi assim tão protegido, mas ele disse que era um assunto que poderiam fazer algo. E eu gostei da idéia. Nós conversamos sobre essa possibilidade, mas em última análise, preferiu a idéia de espelhos. Mas eu teria gostado de ter feito uma história à noite em uma rua como ele fez em Thriller.
Você tem uma cidade em mente?
Brooklyn teria sido bom,um lugar muito americano. Também comentou sobre no deserto, mas era difícil logisticamente. Ele estava em Nova York terminando o álbum, então eu tinha que estar em Nova York.
Fotos desta sessão de Albert Watson para Invencible Album
No princípio a idéia era fotografá-lo em Tóquio para Blood on the Dance Floor, mas quando cheguei e já tinha preparado tudo no estúdio, Michael estava doente com um resfriado e não podia tornar a sessão assim que eu voltei e acabei usando uma ilustração.
Pouco tempo depois ele me ligou para dizer o quanto ele lamentou não poder fazer as fotos em Tóquio, mas gostaria de faze-la nos encontramos duas semanas depois, no Four Seasons, em Nova York. Nós estávamos lá e bebemos alguma coisa juntos. Quando eu digo bebemos quero dizer ‘água potável’, sem álcool.
Foi muito, muito simpático. Encantador. Eu sempre vou me lembrar de seu forte e decidido aperto de mão . Ele estava muito seguro sobre a sessão de fotos mas também queria me dar liberdade. E disse: “Você é o artista assim tem completa liberdade.” Eu disse, “Eu tenho essa idéia com espelhos e eu acho que você vai ficar bem … “Uma pista de dança e uma barra no centro dela, como uma barra de stripper, que possa usa-la “ e disse me que soava genial ..
Então eu fiz retratos seus e dançou durante 20 minutos, o que é muito tempo, na verdade. Eu o fotografei dançando e foi muito profissional. Não quis nem cabeleireiro nem maquiador no set Ele escolheu um terno e perguntou se eu gostava. Estava realmente bem .
Ele escolheu o traje para si mesmo?
Sim e não. Entre 3 ou 4 trajes ele escolheu um e foi assim .
Qual era o propósito dos espelhos, tentou recriar a foto que fez Jack Nicholson (em 1998)?
Ele tinha visto a reportagem e gostou muito eu sugeri fazer um longametragem de imagens no espelho dividindo as partes, tornando a história mais artística, o que ele amava. Ele disse que o quanto mais artístico melhor.
Como foi Michael no dia da sessão?
Ele era muito amávevel. Ele chegou à 10:15 e conduziu seu carro até o meu estudio. Fechamos a porta atrás dele, e ele se preparou durante uma hora com sua maquiadora e cabeleireiro e depois discutimos as roupas. Primeiro eu fiz o retrato e depois dele dançando. Foi fantástico. Ele foi super profissional, super simpático, agradável , muito educado com todos. Ele agradeceu a todos eles quando terminou. Foi um prazer absoluto. No dia seguinte, ele voltou e repetimos um segundo retrato. Ele queria tentar outra idéia e assim fez outro retrato no segundo dia.
Qual foto escolheu para a capa?
Ele usou o retrato do segundo dia para a capa e havia ainda outra que do primeiro dia.
Será que algum dia veremos estes retratos?
Possivelmente, no futuro, usarão para alguma coisa. Tecnicamente pertencem ao Estado. Na verdade, pertencem a Sony. Mas nós acordado no contrato que teria controle artístico sobre as fotografias para uso em livros e exposições.
Então você está planejando fazer um livro ou uma exposição destas fotografias?
Não. Sempre farão parte por exemplo as fotos de uma restropectiva exposição anteriormente feita
Quantas fotos fez para a sessão?
Eu acho que seria de cerca de 200 fotos dele dançando e para o retrato foram muito menos, cerca de 20.
Pode escolher as fotos para o álbum ou foram Michael e Sony que os escolheram?
Foi uma combinação de ambos. Seguiram minhas recomendações.
Você tem uma foto favorita da sessão?
Não. Toda a experiência em geral foi muito boa. Ele é tão profissional. Michael gostava de trabalhar. As pessoas foram tão profissionais e organizados de modo que apreciou isso.
Ele teria escolhido esta foto para a capa?
Foi sua escolha e eu acho que desde o início teve a idéia de uma imagem com diferentes cores e tons para a capa do álbum e fotos dentro dele . Esta foi a idéia básica da capa.
Qual foi a idéia de Blood on the Dance Floor?
Para BOTDF tinha feito uma pista de dança especial e ia fotografá-lo de cima e de baixo. Em uma delas, a pista de dança seria dominante e o outro seria apenas um pedaço muito pequeno de com ele contra um fundo branco. Essa foi a idéia, mas estava doente e não podia fazê-lo. Ele me pediu para ficar uma semana, mas não podia porque tinha outros compromissos. Foi uma grande experiência.
Se pudesse fotografar a Michael novamente, onde e em que contexto você gostaria de faze-lo?
Fale com ele brevemente sobre a possibilidade de fazer uma reportagem na rua, porque ele sempre foi assim tão protegido, mas ele disse que era um assunto que poderiam fazer algo. E eu gostei da idéia. Nós conversamos sobre essa possibilidade, mas em última análise, preferiu a idéia de espelhos. Mas eu teria gostado de ter feito uma história à noite em uma rua como ele fez em Thriller.
Você tem uma cidade em mente?
Brooklyn teria sido bom,um lugar muito americano. Também comentou sobre no deserto, mas era difícil logisticamente. Ele estava em Nova York terminando o álbum, então eu tinha que estar em Nova York.
Fotos desta sessão de Albert Watson para Invencible Album
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