Invincible é o décimo álbum de estúdio do cantor americano Michael Jackson lançado pela Epic Records em 2001, que reúne dezesseis canções inéditas. Foi a primeira coleção de canções inéditas lançada pelo astro em dez anos,[1] e tem como convidados o guitarrista Carlos Santana, a cantora Brandy e contém ainda um rap póstumo de Notorious B.I.G.
Nas canções "Unbreakable", "You Rock My World", "Break of Dawn" e "Threatened", Jackson assume a execução rítmica, tocando todos os instrumentos musicais.O álbum estreou no primeiro lugar entre os mais vendidos em treze países, incluindo Estados Unidos, Inglaterra, Austrália e França. O lançamento de Invincible foi seguido pelos compactos de "Butterflies" na América e de "Cry" na Europa, Ásia e Oceania. Apesar de ter vendido mais de 13 milhões de cópias o álbum foi considerado pela crítica um fracasso comercial comparado aos trabalhos anteriores.[2] Desentendimentos entre Jackson e a diretoria da Sony Music levaram à interrupção da divulgação de Invincible pouco depois do Natal de 2001.
O álbum recebeu elogios da crítica e foi votado pelos leitores da Billboard como o melhor da década.[3][4]
Ruptura com a Sony
Durante a rápida divulgação do álbum ficaram explícitas as divergências entre Michael e o então-chefe da Sony Music, Tommy Mottola. Os problemas começaram em 2000, quando Jackson tentou retirar a licença das gravações originais do catálogo dele da gravadora para lançamento independente. Assim, Michael não precisaria dividir os lucros com a Sony. Entretanto, os advogados de Jackson encontraram cláusulas no contrato dele com a gravadora que impediam a transação.
Para evitar uma disputa judicial, Michael e a Sony fecharam um acordo que permitiria que ele abandonasse a gravadora depois do lançamento de Invincible, mas não antes de um pacote de coletâneas que reuniriam os maiores sucessos dele. A crise se acentuou quando a canção "You Rock My World" vazou para as rádios ilegalmente e teve que ser lançada como primeiro compacto do álbum. Michael queria "Unbreakable" e se negou a colaborar com a divulgação: não fez aparições promocionais e não gravou videoclipes para os compactos de "Butterflies" e "Cry".
Em 2002, Jackson convocou entrevista coletiva para externar os conflitos com a gravadora e chamou Mottola de 'maligno' e 'racista'. A Sony reagiu por meio de nota enviada à imprensa afirmando estranhar as alegações, uma vez que Tommy já havia sido marido de Mariah Carey, descendente de negros.
A imprensa chegou a especular que as vendas de Invincible, consideradas fracas por muitos especialistas, teriam acentuado as divergências entre o astro e a gravadora
Músicas arquivadas
- "Another Day" (Michael Jackson/Lenny Kravitz) - Faixa lançada em 2010 no álbum póstumo, Michael.
- "Beautiful Girl (Michael Jackson) - Lançada em 2004 na coletânia The Ultimate Collection
- "Creep In'" (Michael Jackson)
- "Crush" (Michael Jackson/Lenny Kravitz)
- "Do You Love Me" (Babyface)
- "Do You Want Me" (Sisqo/Dru Hill)
- "Easy" (Michael Jackson)
- "Ekam Satyam (The One Truth)" (Michael Jackson/A.R. Rahman)
- "Escape" (Michael Jackson) - Vazou na internet em 2007 chamada de "Xscape"
- "Fall Again" (Walter Afanasieff/Robin Thicke) - Lançada como lado B do single "Is It Scary" em 1997, a versão finalizada foi lançado no The Ultimate Collection de 2004.
- "House Of Style" (Michael Jackson/Teddy Riley/Tyrese Gibson/Andre Harris)
- "I Have This Dream" (Carole Bayer Sager/David Foster/Ric Kipp)
- "Keep On"(Michael Jackson)
- "Kick It" (Michael Jackson/Rodney Jerkins/LaShawn Daniels/Norman Gregg)
- "Maybe We Can Do It" (Michael Jackson/P. Diddy/Rodney Jerkins)
- "New Attitudes" (Michael Jackson)
- "On My Anger" (Michael Jackson/Teddy Riley)
- "Ride With Me" (Michael Jackson/Rodney Jerkins) - Lançada no álbum Versatility de Rodney Jerkins em 2006.
- "Rock Your Body" (Justin Timberlake/Pharrell Williams/Chad Hugo)
- "Secret Passage" (Michael Jackson)
- "Seeing Voices" (Sidney Fine)
- "She Was Loving Me" (Mark C. Rooney/Michael Jackson)
- "Shout" (Michael Jackson/Teddy Riley/Claudio Forbes/Samuel Hoskins/Carmen Lampson) - Lançada como lado B do single Cry
- "Soldier's Entrance" (Michael Jackson)
- "The Way You Love Me" (Michael Jackson) - Incluída no The Ultimate Collection de 2004 e posteriormente com novos arranjos e com o nome "(I Like) The Way You Love Me" no álbum Michael
- "This Is Our Time" (Michael Jackson/Lauryn Hill/David Foster)
- "Triple Threat Cable" (Michael Jackson)
- "Tubeway" (Michael Jackson)
- "Vibrationist" (Michael Jackson/Teddy Riley)
Singles
You Rock My World: Foi esta a primeira música para a promoção de Invincible. Considerando o fato da música não ter a sonoridade de uma música para um 1º single de um álbum, You Rock My World apresentou desempenho satisfatório, levando Michael de volta às rádios, conquistando a décima posição nos Estados Unidos e segunda na Inglaterra. O videoclipe que acompanhou o compacto terminou sendo o único gravado pelo astro para promover Invincible e depois o último de sua carreira. Dirigido por Paul Hunter ("Lady Marmelate", trilha-sonora de Moulin Rouge), inclui participações dos atores Marlon Brando, Chris Tucker, Michael Madsen e Billy Drago.Cry: Michael Jackson foi totalmente contra o lançamento desta canção como single. Isto porque após o lançamento de You Rock My World, sua intenção era de lançar What More Can I Give (música de autoria de Jackson gravada com vários artistas com intuito beneficente para as famílias das vítimas dos atentados de 11 de setembro), mas devido sua briga com a Sony, a gravadora resolveu por não lançar tal música, alegando temer em acabar estragando o desempenho de seu recém-lançado álbum, assim lançando Cry contra a vontade de Jackson. O video clipe que acompanhou Cry não contava com a participação de Michael, o que acabou sendo um fiasco comercial, vendendo apenas 60 mil cópias mundialmente, o que definitivamente terminou com a tão breve divulgação de Invincible.
Butterflies: Prevista para ser o terceiro single mundial de Invincible, com lançamento para 2001, por razões inexplicáveis, a Sony cancelou o lançamento comercial. A canção foi lançada promocionalmente para estações de rádio dos E.U.A; em janeiro de 2002 a gravadora lançou promos da canção na Europa a fim de divulgar somente nas rádios, o resultado foi desastroso, Butterflies ficou na #87 posição no Top 100 no Chart Europeu permanecendo nele por 1 única semana:Sem ao menos obter um video clipe, a música tornou-se o maior fracasso do álbum.
Estados Unidos 8 de Setembro de 2001 :: #10 :: 20 :: You Rock My World; 17 de Novembro de 2001 :: #14 :: 20 :: Butterflies;
Reino Unido
20 de Outubro de 2001 :: #02 :: 15 :: You Rock My World; 22 de Dezembro de 2001 :: #25 :: 04 :: Cry;
Obs.: na primeira coluna, a data de estréia do compacto na lista dos mais vendidos; na segunda, a posição máxima alcançada; na terceira, o número de semanas na lista; por fim o nome do compacto e, naqueles que atingiram a primeira posição, entre parênteses, quantas semanas estiveram no topo.
O Álbum
Invincible teve boas vendagens na semana de estréia mas perdeu mercado rápido, já que a divulgação foi finalizada logo após o lançamento. No entanto o álbum reentrou nas paradas musicais várias vezes durante toda a década. Invincible chegou à primeira posição em treze países.- 9 de Novembro de 2001 :: #01 :: 09 :: Alemanha (por 1 semana);
- 5 de Novembro de 2001 :: #01 :: 10 :: Austrália (por 1 semana);
- 9 de Novembro de 2001 :: #02 :: 09 :: Áustria;
- 31 de Outubro de 2001 :: #08 :: 06 :: Brasil;
- 8 de Novembro de 2001 :: #03 :: 12 :: Canadá;
- 9 de Novembro de 2001 :: #01 :: 08 :: Dinamarca (por 1 semana);
- 3 de Novembro de 2001 :: #02 :: 05 :: Espanha;
- 17 de Novembro de 2001 :: #01 :: 28 :: Estados Unidos (por 1 semana);
- 3 de Novembro de 2001 :: #01 :: 18 :: França (por 3 semanas);
- 10 de Novembro de 2001 :: #01 :: 13 :: Países Baixos (por 2 semanas);
- 1 de Novembro de 2001 :: #02 :: 10 :: Itália;
- 10 de Novembro de 2001 :: #05 :: 07 :: Japão;
- 11 de Novembro de 2001 :: #04 :: 03 :: Nova Zelândia;
- 4 de Novembro de 2001 :: #01 :: 10 :: Noruega (por 1 semana);
- 10 de Novembro de 2001 :: #01 :: 12 :: Reino Unido (por 1 semana);
- 11 de Novembro de 2001 :: #01 :: 14 :: Suíça (por 1 semana);
- 9 de Novembro de 2001 :: #01 :: 09 :: Suécia (por 1 semanas);
Curiosidades
- Foram gastos 30 milhões de dólares para produzir o disco. Invincible vendeu 366.272 cópias na semana de estréia nos Estados Unidos. O álbum conquistou a primeira posição apesar da forte concorrência da coletânea GHV2, da cantora Madonna.
- O rap de Rod Serling na canção "Threatened" foi construído por meio de recortes digitais de frases narradas por ele nos episódios da série The Twilight Zone.
- Invincible esteve disponível, por tempo limitado, em cinco capas de cores diferentes: prata, dourado, azul, vermelho e verde. Atualmente é prensado somente na cor prata.
- A cantora Brandy faz segunda voz em "Unbreakable". Michael retribuiu o favor gravando vocais para a canção "It's Not Worth It", do álbum Full Moon da cantora, de 2002.
- A música "Shout", gravada para Invincible e que ficou fora da seleção de faixas, foi reaproveitada pelo produtor Teddy Riley no primeiro álbum solo do cantor Nick Carter, membro do grupo Backstreet Boys. Já a faixa "Rock Your Body", gravada por Justin Timberlake, foi escrita pelo mesmo e pelos produtores Pharrell Williams e Chad Hugo para Jackson, mas conflitos de agenda impediram que o trio se encontrasse para que a canção fosse apresentada ao astro.
- O álbum foi dedicado a Benjamin Hermansen, um garoto negro, amigo de Omer Bhatti, que foi morto a facadas por um grupo de neo-nazistas em Oslo na Noruega em 26 de janeiro de 2001.
- Michael compôs a música "Speechless" enquanto brincava com os filhos no rancho Neverland e a dedicou a eles. Na faixa ele canta: "Quando estou com vocês nada parece real e me faltam palavras para explicar o quanto os amo".
- A canção "Heaven Can Wait" começou a ser tocada espontaneamente por algumas rádios americanas em 2002 e fez um sucesso razoável, considerando que nunca foi lançada oficialmente.
- A revista Billboard, considerada a mais importante dos Estados Unidos na área musical e que semanalmente divulga as paradas dos discos, DVDs e músicas mais vendidas e canções mais tocadas nas rádios do país, escolheu, através de votação, Invincible como álbum da década e This Is It do ano (2009).[3][4]
- Michael compôs a música "The Lost Children" em homenagem a algumas crianças desabrigadas da África.
- Estes seriam os singles planejados para Invincible: Unbreakable, Speechless, The Lost Children, Break Of Dawn, Whatever Happens, Threatened.
- A música "Whatever Happens" teve um videoclipe de tributo produzido pelo fã-clube brasileiro "The Magic of Michael Jackson" e lançado no YouTube em 2009, intitulado "Michael Jackson's Whatever Happens". O videoclipe foi o primeiro não oficial do mundo produzido por fãs do Rei do Pop.
Referências
- ↑ Desde Dangerous, em novembro de 1991; em 1995 o álbum History - Past, Present and Future reunia 15 sucessos e 15 inéditas, e em 1997 Jackson lançara um álbum (Blood on the Dance Floor) com 5 inéditas e 8 músicas remixadas de seu álbum anterior.
- ↑ Tamara Conniff (2009-08-30). We Killed Michael Jackson. Huffington Post. HuffingtonPost.com, Inc. Página visitada em 2009-08-30.
- ↑ a b Invincible é votado como álbum da década pela Billboard.
Comentários
Postar um comentário