"I WANT YOU BACK"
Aqueles passos de dança superleves! Aquele ritmo!
O chapéu roxo de gigolo na cabeça de Michael! Em
um momento critico para o imperio da Motown , Berry
Gordy emprega todos os recursos da Hitsville U.S.A
( inclusive o entao inimaginavel orçamento de gravaçao de
US$ 10 mil) para chegar á musica pop perfeita . E a voz
suplicante de Michael convence. Nunca , literalmente , alguém saiu de uma sala enquanto essa musica estava sendo tocada.
"I'LL BE THERE"
Com esta balada, o jackson 5 se tornou o primeiro grupo a chegar ao primeiro lugar com seus primeiros quatro singles em uma grande gravadora. Eles nao podiam mais ser descartados como uma novidade infantil -as voze de todos os irmaos flutuam, prometendo uma fantasia de devoçao eterna. Essa musica foi regravada inumeras vezes, mas ninguem conseguiu suplantar o jeito copm que Michael se jogou no verso
" let me fill your heart with joy and laughter" [ me deixa encher seu coraçao de alegria e de risos].
" GOT TO BE THERE"
seu primeiro single solo, e um primeiro aperitivo do Michael maduro e introspectivo que estava por vir, vendeu mais de um milhao e meio de copias apos o lançamento no terceiro trimestre de 1971. A musica propriamente dita esta longe de ser infantil, com harmonias agridoces que deviam estar alem do alcance de um garoto. Mas Michael surfa nas cordas jazzisticas e na exuberante orquestraçao, lidando com cada mudança de tom. Ele tinha acabado de completar 13 anos.
THE JACKSON 5IVE
para inumeras crianças dos anos 1970, aquele desenho animado das manhas de sabado ( em que " ABC" era a musica tema) foi a primeira experiencia com a eterna trilha sonora do J5 , como uma mistura de SLY & THE Family Stone com a junkyard band de fat albert. Era mais psicodelico que scooby- doo, com uma pulsaçao melhor do que hong kong fu , tao bom que a ABC o ressuscitou nas manhas de sabado, em 1984, depois do sucesso de THRILLER. Mais tarde, Michael admitiu que assistia sempre, dizendo " eu sou um desenho animado! ".
" DANCING MACHINE"
os irmaos estavam ficando velhos demais para o apelo adolescente, aborrecendo- se com as limitaçoes artisticas da Motown, em que nem mesmo Michael tinha permissao para compor ou produzir. Mas o ultimo grande sucesso da Motown era uma prova do que estava por vir. Enquanto MJ ficava calmamente observando os profissionais trabalharem no estudio, estava absorvendo os truques ( " como um falcao", conforme admitiu) que usaria para conquistar o mundo.
Comentários
Postar um comentário