Bad World Tour

Bad World Tour, também conhecida como "Magic Mystery Tour", foi uma mega-turnê solo do megasuperstar recordista Michael Jackson, para promoção de sétimo álbum de estúdio em sua carreira solo, Bad, lançado em Agosto de 1987.
A Bad Tour teve uma audiência total de 4,4 milhões de pessoas, tornando-se a turnê com maior audiência da história na época, assim como a turnê mais rentável de todos os tempos (arrecadando líquidos $125 milhões), um recorde de público e arrecadação que seria superado pelo próprio Michael duas vezes, em 1992 e 1996, em suas outras mega-turnês Dangerous World Tour e HIStory World Tour, respectivamente.
É a primeira turnê solo de Michael, sendo o primeiro setlist da Bad World Tour baseado no da Victory Tour (sua turnê anterior com os irmãos), de 1984, com apenas 2 músicas de seu álbum Bad - A faixa título "Bad" e a canção "I Just Can't Stop Loving You" - Nada perto da segunda parte da turnê, da qual, além de seus maiores sucessos anteriores, Michael ainda cantou várias músicas do playlist de Bad: Entre elas as faixas: "Bad", "I Just Can't Stop Loving You", "Smooth Criminal", "Another Part of Me", "Dirty Diana", "The Way You Make Me Feel" e "Man In The Mirror".



Produção

Primeira Parte
O lançamento do sétimo álbum de Michael Jackson, Bad, em 31 de agosto de 1987 levou a um aumento absurdo (e inédito) na popularidade de Michael Jackson no Japão, que fez com que Jackson fosse apelidado de "Tufão Michael". Outros artistas populares, como George Michael e Madonna tinham começado da mesma forma suas excursões solo no mundo, indo no Japão, como foi visto como o local ideal para o último ensaio geral "ao vivo". A imprensa japonesa só idolisa seus artistas, ao contrário dos tablóides visto no Reino Unido, onde eles são mais populares. Quando o Japão Jackson Airlines Flight 61 aterrissou no Aeroporto Internacional de Narita, em Tóquio mais de 600 jornalistas, cinegrafistas e centenas de fãs estavam esperando para cobrir a sua chegada. Mesmo Bubbles, chimpanzé de estimação de Jackson, que tomou um vôo separado, foi recebido por mais de 300. Para transportar o equipamento de palco, um jato fretado jumbo voou em Tóquio, carregando 22 caminhões, juntamente com comitiva de Jackson visita de 132 pessoas.
Enquanto Jackson foi em Tóquio, crítico de música pop australiana Molly Meldrum voou para gravar em um mundo exclusivo de televisão uma hora especial com Jackson e Frank DiLeo, seu então gerente, que mais tarde foi apresentado em 60 minutos nos Estados Unidos. Whist realizar em Osaka, Jackson reuniu-se com o então prefeito Yasushi Oshima para receber a Chave da Cidade. Jackson também trouxe Bubbles, o primeiro animal permitido dentro da Cidade de Osaka Hall. Foi também em Osaka, onde Jackson anunciou a dedicação de sua turnê japonesa e cada performance de "I Just Can't Stop Loving You" para Yoshioka Hagiwara, um menino de 5 anos que foi seqüestrado e assassinado. Jackson deu £ 12.000 para os pais de Hagiwara.
O atendimento total para os concertos no Japão (14 no total) durante a primeira fase, foi 450.000, com apresentações nas cidades de Tóquio, Osaka e Yokohama. Anteriormente, os artistas só conseguiu atrair uma multidão de 200.000 em uma excursão única. A neta do imperador Hirohito assistiram ao primeiro concerto em Tóquio.
Após os primeiros catorze concertos no Japão, a turnê foi a Austrália, com cinco concertos com actuações em Melbourne, Sydney e Brisbane. Semelhante ao do Japão, a imprensa australiana estava nomeando Jackson "Crocodile Jackson" [Crocodilo Jackson]. Quando ele não estava se apresentando, Jackson passou um tempo visitando crianças doentes em suas casas nos subúrbios de Sydney, onde em uma instância que ele realmente colocar as crianças para a cama depois de um fundamento de suas mães por telefone. Foi também em Brisbane em 25 de novembro de 1987, onde Stevie Wonder fez uma aparição surpresa em um concerto para executar "Just Good Friends", uma canção que foi apresentado na Bad. Este é o desempenho só vez ao vivo da canção.
Devido a várias razões, concertos agendados em Wellington e Auckland, na Nova Zelândia, e mais shows em outras cidades da Austrália, foram cancelados.


Segunda Parte
Antes da turnê se iniciar no Japão, novos figurinos e efeitos mais espetaculares foram sendo projetados para a segunda parte. Isso ocorreu devido à falta de tempo de preparação que Jackson tinha, em que muitos aspectos da primeira etapa se assemelhava a Victory Tour de 1984 do grupo The Jacksons. Para a segunda parte, Jackson mudou seu figurino, trocando a camisa de prata com uma cinta preta aparafusadas e fivelas perna múltiplas para um fecho de prata com várias fivelas pretas para baixo dos braços, e camiseta branca. Acessórios, incluindo um cinto, distintivo de braço, perna e ombro e fivelas também variaram. Uma comitiva de Jackson comentou que "achava que ele estava vestindo muito couro [durante a primeira fase], e parecia um pouco ridícula". "Então, ele cresceu seu cabelo, jogou fora a sua jaqueta e um cinto amarrado no maciço. O resultado faz olhar cru e street-wise", disseram.
Seguindo o Japão e a Austrália, Jackson e sua banda ensaiaram em Pensacola, Flórida para a primeira série da turnê de concertos nos Estados Unidos. Jackson se mencionado em uma reportagem Kansas que ele e sua tripulação "estão a começar tudo novamente com a turnê americana." "Estamos construindo um novo show com novos conjuntos, estadiamento e novas canções." Inicialmente, a fase estadunidense da Bad World Tour se iniciaria em Atlanta, capital da Geórgia, cidade símbolo da famosa marca de bebidas Coca-Cola - Porém, como a turnê de Michael era patrocinada pela Pepsi (marca de refrigerantes rival) a ideia foi logo descartada (transferindo, então, para a cidade de Kansas City, Missouri).
Em 3 de Março de 1988 Jackson realizou um concerto privado no Madison Square Garden, na cidade de Nova York, onde todos os produtos foram doados para a United Negro College Fund. Os bilhetes para o concerto não podia ser comprado nas bilheterias regulares, como um sistema de loteria especial determinados receptores bilhete. Tatiana Thumbtzen, que foi apresentado no vídeo de "The Way You Make Me Feel", beijou Jackson durante a execução da canção. O incidente criou histórias sobre Jackson e relacionamento Thumbtzen. Siedah Garrett, que forneceu vocais para "I Just Can't Stop Loving You" em Bad e co-escreveu "Man in the Mirror" também fez uma aparição especial. Embora a turnê dos Estados, do 2 performances em St. Louis, Missouri teve de ser cancelado devido ao sofrimento Jackson de laringite, após pegar um resfriado. Para ambos os concertos em Atlanta, Geórgia, Jackson deu 100 bilhetes para o Children's Wish Foundation para crianças com doenças terminais.
Seguindo os Estados Unidos, a turnê foi para a Europa com o concerto de abertura em Roma, Itália 23 de maio de 1988. Apenas algumas horas antes do show começou, Jackson saiu furtivamente pela parte de trás do Hotel Lord Byron, onde ele estava hospedado, vestido com uma peruca de cabelos encaracolados, bigode falso e capa de chuva para andar pelas ruas sozinho. Isto criou um pânico entre a sua segurança. Jackson foi encontrado em seguida ao retornar para o hotel por conta própria em um táxi. Enquanto em Roma, Jackson doou £ 100.000 para o Hospital Bambino Gesù, hospital pediátrico de líder na Itália. Os concertos na Itália foram realizadas em Roma e Turim.
O concerto em Basel, na Suíça, em 16 de junho de 1988 teve a participação de Elizabeth Taylor e Bob Dylan. Enquanto, em Basileia, Jackson reuniu-se com Oona O'Neill, viúva de Charlie Chaplin, um dos seus maiores ídolos. Os dois concertos em Gutembergue, Suécia em 11 de junho e 12 de junho de 1988 foram marcados no Estádio Ullevi, mas foi sob o reparo. Em vez do concerto ser realizado no estaleiro, em Gotemburgo Eriksberg. Enquanto em turnê na Europa, Jackson seria dado o nome "The Earl of Whirl" e "O Peter Pan do Pop".
Os concertos no Reino Unido, especialmente no original Wembley Stadium em Londres, foram os mais esperados e ansiosamente aguardado pelos fãs de todo a turnê. Em parte devido a isso foi que as idéias de concertos de The Jacksons, no Reino Unido em 1984 acabaram por ser cancelada. Anthony Davis, um membro do pessoal da turnê de segurança, disse que os fãs em Londres "ter esperado tanto tempo para o show" em que "o nível de expectativa cria histeria em massa." Os ingressos para as datas inicial 5 julho foi na venda em janeiro, com a procura de bilhetes superior a 1,5 milhões, o suficiente para esgotamento do local capacidade 72.000 pessoas. O primeiro concerto em 14 de julho de 1988 teve a participação de várias celebridades, incluindo Shirley Bassey, Jack Nicholson e Bruno Frank. Dois dias depois, em 16 de julho, a princesa Diana e o príncipe Charles estava em atendimento. Jackson conheceu os dois antes do show em que ele doou 450.000 dólares para o Prince's Trust e do Great Ormond Street Hospital. Jackson também apresentou uma jaqueta da turnê especial em exibição dos álbuns solo de Jackson "Bad", "Thriller" e "Off the Wall" às crianças reais. Com os concertos no Estádio Wembley Jackson ganhou uma terceira entrada para o Guinness World Records da turnê solo em 8 de setembro de 1988. Os sete shows esgotados foram atendidas por um total de 504.000. Gestão do estádio apresentado Jackson com o prêmio que era anteriormente detida pela Genesis, com 4. Até a demolição do estádio, em 2003, este disco permaneceu intacta.
Durante a turnê do Reino Unido, os shows realizados em Leeds, em 29 de agosto de 1988 em seu 30° aniversário. Os fãs cantaram "Happy Birthday to You" antes de "Another Part of Me". Um incidente ocorrido durante o show em que um piloto que estava "sendo caçado" pela polícia depois que um avião voar acima da multidão de 90.000 abaixo de 200 pés. Ninguém ficou ferido, mas 96 foram presos na maior parte de embriaguez e de alguns dos danos e do tráfico de drogas. Após o concerto, Jackson doou 130.000 dólares para dar para a Vida, a uma instituição de caridade britânica que foi com o objetivo de levantar 1,9 milhões de dólares para um programa de imunização para 40.000 crianças. O último concerto no Reino Unido e da turnê européia foi completamente um que Jackson era ansiosamente antecipar. "Eu sempre considerei Liverpool a casa da música pop contemporâneo", disse ele aos repórteres. "Em virtude de ser o local de nascimento dos Beatles incomparável." O concerto, que teve lugar no Racecourse de Aintree, resultou em centenas de fãs a ser tratados pelo serviço de St. John Ambulance para passar as dores de cabeça, desmaios, , histeria e ser esmagado entre a multidão de 125.000, o maior show da turnê. A quantidade de terra usados abrangidos os três primeiros saltos no Parque Nacional do Grand .
Durante agosto de 1988, após a realização de 5 a 7 de concertos em Londres, Jackson e sua equipe ficou na £ 50.000 por semana Incosol Health Spa em Marbelha, Espanha, para ajudá-los a estar em forma para o resto da turnê. Regime de Jackson saúde incluídas caminhadas na montanha, sessões de ginástica e massagens subaquáticas.
Após um total de 41 concertos na Europa, a turnê foi para os Estados Unidos para a sua segunda corrida em 1988, atuando em mais 7 cidades. A turnê foi inicialmente previsto para terminar no Boxing Day de 1988, em Tóquio, mas Jackson sofria de inchaço cordas vocais após a primeira, de 6 de concertos agendados em Los Angeles, Califórnia, em novembro. Os 5 restantes foram então remarcada para janeiro de 1989. E mais 9 shows no Tokyo Dome (que substitui o antigo estádio Korakuen onde Jackson se apresentou em 1987) foram realizados, totalizando o atendimento turístico japonês para 570.000 em 23 concertos, incluindo dois no dia de Natal e Dia de Santo Estêvão. O final de 5 concertos no Memorial Sports Arena em Los Angeles foram realizadas para concluir a turnê. Para o último concerto em 27 de janeiro de 1989 Jackson doou mais de £ 700.000 de empresas do concerto para Childhelp, uma organização de luta contra a crueldade infantil e dedicou o "Motown Medley performance" de Berry Gordy, fundador da Motown Records.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 jaqueline...

Comentários